No último domingo (15), foram revelados os vencedores da 28ª edição dos Critics Choice Awards, prémio concedido pela Broadcast Film Critics Association – associação dos críticos de cinema, TV e veículos de imprensa dos Estados Unidos, que coroa as melhores produções do ano.
Recordamos que, ao longo de sua história, muitas vezes o evento organizado pela Broadcast Film Critics Association serviu como um termômetro para identificar os nomeados aos Óscares.
Apresentado pela atriz e comediante Chelsea Handler, o evento aconteceu no Fairmont Century Plaz, em Los Angeles, com a presença da elite hollywoodiana. Além de Handler, a celebração contou também com a apresentação de Michelle Pfeiffer, Kate Hudson, Cedric the Entertainer, Misha Collins, Troy Kotsur, Diego Luna, Anya Taylor-Joy, Miles Teller e outros famosos.
Com quatorze nomeações, ‘Tudo Em Todo O Lado Ao Mesmo Tempo‘, da dupla de realizadores Dan Kwan e Daniel Scheiner (‘Os Daniel’s), garantiu o prémio de Melhor Filme. A comédia/ação da A24 também conquistou mais quatro vitórias.
Além de Melhor Filme, a produção laureou-se com os prémios de Melhor Realização e Melhor Argumento Original para Os Daniel´s. A dupla desbancou o inovador James Cameron (“Avatar: O Caminho da Água”); o brilhante Damien Chazelle (“Babilônia”); o minimalista Todd Field (“Tár”); o ácido Martin McDonagh (“Os Espíritos de Inisherin”); o expoente do Cinema Telugo S.S. Rajamouli (“RRR”), o lendário Steven Spielberg e as iniciantes Sarah Polley (“Women Talking”) e Gina Prince-Bythewood (“A Mulher Rei”).
Polley não foi embora de mãos vazias, a canadense ganhou o prémio de Melhor Argumento Adaptado. “RRR”, de S.S. Rajamouli foi a primeira surpresa da noite, levando para casa o prémio de Melhor Filme Estrangeiro. O épico indiano superou os favoritos “Argentina, 1985”, de Santiago Mitre e “Decision to Leave”, de Park Chan-wook.
Por sua encarnação de Spielberg, o estreante Gabriel LaBelle ganhou o Prémio de Melhor Jovem Ator ou Atriz. Mais uma vez, o prémio de Melhor Elenco foi para “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”, de Rian Johnson, o longa também foi eleito a Melhor Comédia de 2022. No mais, o ícone de Hollywood Jeff Bridges recebeu o Critics Choice Lifetime Achievement Award.
Secundários
Sem surpresa alguma, Ke Huy Quan garantiu sua 42ª. vitória na categoria Melhor Ator Secundário.
Quan concorria com as duplas Paul Dano e Judd Hirsch (“Os Fabelmans”), Barry Keoghan e Brendan Gleeson (“Os Espíritos de Irisherin”) e Brian Tyree Henry (“Causeway”).
Angela Basset fez história mais uma vez ao ganhar o prémio de Melhor Atriz Secundária para os estúdios Marvel. Basset concorria ao lado de Jessie Buckley (“Women Talking”), Kerry Condon (“Os Espíritos de Inisherin”), Jamie Lee Curtis (“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”), Stephanie Hsu (“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”) e Janelle Monáe (“Glass Onion”).
“Mostramos ao mundo que poderíamos criar e liderar um sucesso de bilheteria de bilhões de dólares. E minha oração é que essa porta permaneça aberta e o céu seja o limite para que outros criadores e contadores de histórias negros de todo o mundo se juntem a nós”, afirmou Angela.
Fraser
Por seu retorno retumbante no drama psicológico “The Whale”, do mítico Darren Aronofsky (‘Cisne Negro’, ‘Noé’ e ‘Mãe’), Brendan Fraser foi laureado com o prémio de melhor ator – sua 18ª. vitória na temporada 2022/23.
““The Whale” é sobre amor. É sobre redenção. Trata-se de encontrar a luz em um lugar escuro”, disse Fraser ao receber sua estatueta.
Pois é, desta vez, não deu para Colin Farrell (“Os Espíritos de Isiherin”), tão pouco, para Austin Butler (“Elvis”). Ah, e muito menos, para os veteranos Tom Cruise (“Top Gun: Maverick”) e Bill Nighy (“Living”), nem para o magnífico Paul Mescal (“Aftersun”).
Blanchett
Por seu trabalho celebratório como Lydia Tár, aclamada compositora e primeira maestrina feminina de uma orquestra alemã, no filme “Tár”, do realizador estadunidense Todd Field (“Pecados Íntimos”), Cate Blanchett conquistou sua 24ª. vitória como melhor atriz, na temporada 2022/23.
Blanchett superou Michelle Yeoh (“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”), outra favorita na temporada. Além das veteranas Viola Davis (“A Mulher Rei”), Michelle Williams (“Os Fabelmans”), Margot Robbie (“Babilônia”) e a novata Danielle Deadwyler (“Till”).
“Melhor atriz… quero dizer, é extremamente arbitrário, considerando quantas performances extraordinárias houve por mulheres, não apenas nesta sala”, disse Blanchett.
Animação
Sagrando Guilhermo del Toro, “Pinóquio de Guillermo del Toro”, adaptação em stop-motion de Pinóquio, para a Netflix, levou o prémio de Melhor Animação.
A produção soturna deixou para trás o monudocumentário em stop-motion “Marcel the Shell with Shoes On”, de Dean Fleischer Camp, o hit da Pixar “Turning Red: Estranhamente Vermelho”, de Domee Shi, o punk “Wendell & Wild”, de Henry Selick e o elogiado spin-off “Gato de Botas: O Último Desejo”, de Joel Crawford.
“A animação não é um gênero para crianças”, disse del Toro, que dedicou seu prémio ao diretor James Cameron. “É um meio para abordar temas maiores.”
Vencedores:
Melhor Filme: “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”
Melhor Ator: Brendan Fraser, “The Whale”
Melhor Atriz: Cate Blanchett, “Tár”
Melhor Ator Secundário: Ke Huy Quan, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”
Melhor Atriz Secundário: Angela Bassett, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”
Melhor Jovem Ator ou Atriz: Gabriel LaBelle, “Os Fabelmans”
Melhor Elenco: “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”
Melhor Realização: Daniel Kwan & Daniel Scheinert, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”
Melhor Argumento Original: Daniel Kwan & Daniel Scheinert, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”
Melhor Argumento Adaptado: Sarah Polley, “Women Talking”
Melhor Fotografia: Claudio Miranda, “Top Gun: Maverick”
Melhor Design de Produção: Florencia Martin & Anthony Carlino, “Babilônia”
Melhor Montagem: Paul Rogers, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”
Melhor Figurino: Ruth E. Carter, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”
Melhor Cabelo e Maquiagem: “Elvis”
Melhores Efeitos Visuais: “Avatar: O Caminho da Água”
Melhor Comédia: “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”
Melhor Animação: “Pinóquio de Guillermo del Toro”
Melhor Filme em Língua Estrangeira: “RRR” (Índia)
OUÇA
Melhor Canção Original: “Naatu Naatu” (“RRR”)
Melhor Banda Sonora: Hildur Guðnadóttir, “Tár”