EFA 2011: Nomeados para Melhor Filme de Animação

Será a terceira vez que a Academia de Cinema Europeu vai apresentar a categoria de Melhor Filme de Animação Europeu. A Academia já nomeou três filmes, são eles, “Le Chat du Rabbin”, “Chico & Rita” e “Une Vie de Chat”.

 

“Le Chat du Rabbin” (França) de Antoine Delevaux e Joann Sfar

Baseado numa BD que decorre em 1920 na Argélia e conta a história de um gato de um rabino que decide praticar o judaísmo depois de aprender a falar, recebeu o principal galardão, o Cristal de Annecy para melhor longa-metragem.

 

 

“Chico & Rita” (Espanha) de Tono Errando, Javier Mariscal e Fernando Trueba

Chico é um jovem pianista com sonhos de sucesso. Rita é uma bela cantora com uma voz extraordinária. No final dos anos 40, a música e o romance unem-nos numa jornada épica entre Havana, Nova Iorque, New Orleans, Las Vegas e Paris. Só que, na tradição do bolero, o tormento e os desgostos de amor também os seguem de perto. “Chico & Rita” já estreou em alguns festivais portugueses, como o Monstra e o Douro Filme Harvest.

 

 

“Une Vie de Chat” (França) de Jean-Loup Felicioli e Alain Gagnol 

Dino é um gato que se divide entre duas vidas paralelas. De dia, vive com Zoé, a filha única de Jeanne, uma comissária de polícia. De noite, sobe aos telhados de Paris na companhia de Nico, ladrão de grande habilidade. A comissária Jeanne tem duas missões: encontrar o escalador responsável por diversos roubos de jóias e vigiar uma estátua gigante que é desejada por Victor Costa, o mais famoso dos ladrões da cidade. A pequena Zoé vai ajudar a resolver a situação. Passou pelo Festival de Cinema de Berlim 2011 e em Portugal, estreou na 12ª Festa do Cinema Francês. Esta é a terceira longa-metragem do estúdio Folimage, assinada por Jean-Loup Felicioli e Alain Gagnol.

 

A cerimónia da 24ª edição do European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu) irá realizar-se no dia 3 de dezembro, em Berlim.