01 outubro

“Parque Jurássico 3D”
de Steven Spielberg
EUA – Ação/Aventura – 1993
Sinopse: Obra-prima de Steven Spielberg, filme vencedor de 3 Óscares. Através do DNA de um extinto dinossauro, um grupo de cientistas consegue repovoar uma ilha remota com estas criaturas e construir um parque temático com dinossauros vivos. Mas uma falha de segurança faz com que os dinossauros escapem com resultados catastróficos. Os cinco sobreviventes terão de lutar com todas as suas forças para sobreviver no meio dos predadores pré-históricos.

 

03 outubro

“A Parte dos Anjos”
de Ken Loach
Reino Unido – Comédia – 2012
Sinopse: Robbie acabou de ser pai e jurou que o filho não terá a mesma vida trágica que ele teve. Mas com o pai da namorada e ogangster local atrás dele, Robbie está encurralado. Após escapar por pouco à prisão, Robbie tem uma última oportunidade. Durante o serviço comunitário a que foi condenado conhece Rhino, Albert e Mo que, tal como ele, não conseguem arranjar emprego devido ao registo criminal pouco abonatório. Subitamente, descobrem que têm um fino palato e um nariz delicado. Esse novo talento leva-os até um estranho mundo repleto de ar fresco e espaços abertos, às Terras Altas da Escócia, e à maior apostas das suas vidas. Mal sabia Robbie que dedicarem-se à bebida iria mudar-lhes a vida. Nada de zurrapas, mas apenas os melhores whiskies de malte no mundo. Como serão os próximos anos das vidas de Robbie e do seu grupo? Sempre a descer, ou na gloriosa companhia do uisge beatha, a “água da vida”? Só os anjos sabem…

“Ao som de um outro amor”
de Ry Russo-Young
EUA – Drama – 2012
Sinopse: Martine é uma jovem artista nova-iorquina que vem a Los Angeles para completar o seu filme. Durante esse tempo fica hospedada na casa de piscina de uma família abastada nas colinas de Silver Lake. Peter, o pai da família, concordou em ajudar Martine na edição de som do seu filme como um especial favor à sua mulher Julie. Rapidamente, Martine é arrastada pelo charme de vida idílica desta família relaxada e de espírito aberto de Los Angeles e provoca em todos os elementos um reacender de velhas ferida, impulsos e desejos que os força a confrontar os seus próprios medos e desejos.

“Eu e Tu”
de Bernardo Bertolucci
Itália – Drama – 2012
Sinopse: Lorenzo é um jovem tímido de 14 anos que planeia cumprir o seu sonho adolescente de felicidade ao esconder-se na cave abandonada do apartamento onde vive. Para escapar à vigilância dos pais, Lorenzo diz-lhes que vai estar fora numa estância de ski com amigos da escola. Durante uma semana inteira, ele vai finalmente estar livre para evitar todos os conflitos e pressões de ser um adolescente “normal”. O objectivo de Lorenzo é viver num estado de total isolamento com os seus livros de terror e fantasia. Mas uma visita inesperada de uma prima afastada muda tudo. O tempo que passam juntos vai ajudar Lorenzo a ultrapassar os problemáticos dramas da adolescência e prepará-lo para ser atirado para o caótico jogo da vida adulta.

“Hannah Arendt”
de Margarethe von Trotta
Alemanha – Biografia – 2012
Sinopse: Após assistir ao julgamento do nazi Adolf Eichmann, a filósofa política Hannah Arendt atreve-se a escrever sobre o Holocausto em termos inauditos. O seu trabalho provoca imediatamente escândalo, mas Arendt mantém-se firme ao ser atacada tanto por inimigos, quanto por amigos.

“Interior. Leather Bar.”
de James Franco, Travis Mathews
EUA – Drama – 2013
Sinopse: Apesar do frenesim que se vive no set das rodagens, o ator Val Lauren aceita relutantemente o papel principal, originalmente protagonizado por Al Pacino. Val é forçado a renegociar repetidamente os seus limites durante a rodagem – “on camera” e “off camera” – à medida que cenas de sexo gay reais, não simuladas, vão sendo filmadas e acontecem um pouco por todo o set. O filme é construído sob os limites ténues do cinema queer, tanto na forma como conteúdo, mas desafia claramente uma fácil categorização.

“Isto é o Fim!”
de Evan Goldberg, Seth Rogen
EUA – Comédia – 2013
Sinopse: A história de seis amigos que ficaram presos numa casa na sequência de uma série de catastróficos e estranhos acontecimentos que devastaram Los Angeles. Um mundo caótico no exterior, as provisões a acabarem e a claustrofobia ameaçam as amizades dentro da casa. Eles acabarão por ser forçados a sair da casa, a enfrentar o seu destino e a compreender o verdadeiro significado de amizade e redenção.

“Jogo de Risco”
de Brad Furman
EUA – Drama – 2013
Sinopse: Richie Furst é um estudante da Universidade de Princeton que financia as suas propinas com os ganhos que obtém a jogar poquer na internet. Percebendo que foi vigarizado, viaja até à Costa Rica para confrontar aquele que julga ser responsável pelo sucedido, Ivan Block. Ivan vê em Richie uma alma gémea e consegue aliciar o jovem a entrar na sua operação. Sem a noção do nível de ilegalidades que está a cometer, Richie vê-se entre a espada e a parede, mas pode ser tarde demais.

“Reino Animal”
de David Michôd
Austrália – Thriller – 2010
Sinopse: Josh tenta sobreviver entre uma família de criminosos e o detetive que pensa poder salvá-lo.

“Rush – Duelo de Ervas”
de Ron Howard
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: Chris Hemsworth, de “Vingadores” (Avengers) e “Thor” é o carismático piloto inglês James Hunt.Daniel Brühl, de “Sacanas Sem Lei” (Inglourious Basterds) é o seu competidor mais sério, o disciplinado e perfeccionista Niki Lauda. O choque entre ambos, nas pistas de Grande Prémio durante o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 1976, transformou-se numa das histórias mais intensas e dramáticas da história da modalidade. Poucas vezes como naquele ano, foram tão evidentes duas formas destintas e opostas de encarar o desporto automóvel ao mais alto nível, uma atividade em que o mais pequeno erro pode significar a morte.