“A Pesca do Salmão no Iémen”
de Lasse Hallstrom
Reino Unido – Comédia – 2011
Sinopse: Dr. Alfred, ou Fred, ou Jones é um funcionário do governo, um cientista bastante introvertido do Departamento de Agricultura e Pescas. Arrastando-se no quotidiano do seu emprego e com o casamento em estagnação, o seu mundo vê-se subitamente abalado quando é arrastado para um esquema engendrado por um Sheik iemenita obcecado pela pesca à mosca e que sonha em alcançar o que parece impossível – introduzir o salmão nos riachos do Iémen. Quando o governo britânico, desesperado em ter boas notícias na região, tem conhecimento do plano do Sheik, a corajosa porta-voz do Primeiro Ministro, Patricia Maxwell, pega na ideia – é uma boa história e irá desviar as atenções do último grande erro do governo. Fred é nomeado como supervisor do projecto, o que não lhe agrada, já que para um cientista tão conservador como ele, a ideia de levar o salmão para o Yemen é pouco menos do que uma loucura. Fred, no entanto, acaba por ser conquistado pelo carismático Sheik e pela sua visão mística do mundo, ao mesmo tempo que começa a ser seduzido pela sua representante, Harriet Chetwode-Talbot, uma simpática, encantadora e bela inglesa que o acompanha na sua viagem ao Iémen. Quando Fred é levado a ajudar Harriet a tentar resolver os problemas da vida dela, aprende a ver-se livre do seu profundo cinismo. Com o seu encorajamento e apoio, Fred aposta no excêntrico desafio do Sheik e embarca numa viagem à descoberta de si próprio e ao despontar de um amor tardio.

“A Teia de Gelo”
de Nicolau Breyner
Portugal – Drama – 2012
Sinopse: Jorge, um jovem ambicioso, tenta enriquecer rapidamente desviando dinheiro da empresa para a sua conta pessoal. Descoberto pelo chefe, sente que a sua vida corre perigo e refugia-se na montanha onde um forte nevão lhe causa um acidente de carro. Perseguido, gelado e perdido no meio da neve Jorge entra nas profundezas da Serra onde, ao avistar uma casa antiga, pensa estar finalmente a salvo. Mas nesta casa não há telefones, aparecem misteriosos cadáveres, há sombras de facas nas paredes dos corredores, as portas trancam-se sozinhas e estranhas mulheres visitam os quartos sem serem convidadas…

“Descaradamente Infieis”
de Alexandre Courtes, Emmanuelle Bercot, Eric Lartigau, Fred Cavayé, Gilles Lellouche, Jean Dujardin, Michel Hazanavicius
França – Comédia – 2012
Sinopse: A Infidelidade masculina e as suas numerosas variações, pelas perspetivas de sete realizadores: Jean Dujardin, Gilles Lellouche, Emmanuelle Bercot, Fred Cavayé, Eric Lartigau, Alexandre Courtès e Michel Hazanavicius.

“Era Uma Vez na Anatólia”
de Nuri Bilge Ceylan
Turquia – Drama – 2011
Sinopse: Um grupo de homens parte em busca de um cadáver nas estepes da Anatólia.

“O Corvo”
de James McTeigue
EUA – Thriller – 2012
Sinopse: Quando uma mãe e a sua filha são encontradas, brutalmente assassinadas, na Baltimore do século XIX, o detetive Emmett Fields faz uma descoberta surpreendente: o crime assemelha-se a um homicídio ficcional descrito, com todos os detalhes sangrentos, no jornal local – parte de uma coleção de histórias escritas pelo escritor Edgar Allan Poe. E mesmo enquanto Poe é interrogado pela polícia, outro assassinato terrível ocorre, também inspirado numa das suas histórias populares. Ao aperceber-se que um assassino em série anda à solta, usando as histórias de Poe como pano de fundo para a sua fúria sanguinária, Fields pede a ajuda do escritor para parar os ataques. Mas quando, aparentemente, uma pessoa próxima de Poe se revela poder ser a próxima vítima deste assassino, o nível de risco eleva-se e o criador das histórias terá de recorrer aos seus poderes de dedução para tentar resolver o caso, antes que seja tarde demais.

“Temos de Falar Sobre Kevin”
de Lynne Ramsay

EUA – Thriller – 2011

Sinopse: Eva coloca as suas ambições e carreira de parte para dar à luz Kevin. A relação entre mãe e filho revela-se difícil desde os primeiros anos. Quando Kevin tem 15 anos, faz algo irracional e imperdoável aos olhos da comunidade. Eva luta contra os seus próprios sentimentos de dor e responsabilidade: Terá alguma vez amado o seu filho? E quanto do que Kevin fez foi sua culpa?

“The Killing Fields – O Campo da Morte”
de Ami Canaan Mann
EUA – Thriller – 2011
Sinopse: Uma série de crimes ocorridos no Texas, vai juntar na investigação um detective local com um detective vindo de Nova Iorque.