“Abelha Maia – O Filme”

de Alexs Stadermann

Austrália – Animação – 2013

Sinopse: Num país cheio de sol, nasceu uma abelha que ficou conhecida pela sua amizade, alegria e bondade. Todos lhe chamam de pequena, fresca, bela e doce Abelha Maia. Com uma curisosidade sem limites, Maia vai aprender a viver em harmonia junto dos outros insectos, num mundo sem maldade. Nas suas divertidas aventuras, ela está sempre acompanhada dos seus grandes amigos Willy, um zangão, Flip, o gafanhoto, e ainda a mosca Puck.

“Adeus à Linguagem”

de Jean-Luc Godard

Suíça – Drama – 2013

Sinopse: «a ideia é simples uma mulher casada e um homem solteiro encontram-se amam-se, discutem, separam-se um cão erra entre a cidade e o campo as estações passam o homem e a mulher encontram-se outra vez o cão entre eles o outro é um um é o outro são três o ex-marido estilhaça tudo um segundo filme começa o mesmo que o primeiro e no entanto não da espécie humana passamos à metáfora acaba com o ladrar e o choro de um bebé» Jean-Luc Godard.

“Autómata”

de Gabe Ibáñez

Espanha – Ficção Cientifica – 2014

Sinopse: No limiar da vida e na realidade da morte, a tecnologia combate a incerteza e o medo prevalente, com a criação do primeiro android quantum, o Automata Pilgrim 7000. Concebido para dar apoio à situação de apuro da sociedade, homem e robôs revelam o que significa co-existir numa cultura definida pela natureza humana. O desmoronar da civilização é acompanhado pela ascensão da ROC, a corporação no comando da inteligência robótica, que estabeleceu protocolos de segurança para garantir o controle da humanidade sobre a população fabricada. Como agente de seguros ROC, Jacq Vaucan (Antonio Banderas ), que investiga regularmente casos e denúncias relativas a andróides defeituosos, começa a desvendar os segredos de quem realmente manipula a Automata Pilgrim 7000. Numa das suas descobertas, Vaucan irá desvendar mistérios complexos que trarão consequências profundas para o futuro da humanidade.

“Birdman”

de Alejandro González Iñárritu

EUA – Comédia – 2014

Sinopse: Uma comédia de humor negro que conta a história de um ator, famoso por ter interpretado um super-herói icónico, e que agora planeia montar uma peça de teatro numa tentativa de recuperar os seus tempos de glória. Nos dias que antecedem a noite de abertura, o ator – Riggan Thomson – luta contra o seu ego e tenta recuperar a sua família, a sua carreira, e a si próprio.

“Invencível”

de Angelina Jolie

EUA – Ação/Aventura – 2014

Sinopse: Drama épico inspirado na incrível vida do atleta olímpico e herói de guerra Louis “Louie” Zamperini que, juntamente com outros dois tripulantes, sobreviveu numa jangada durante 47 dias – depois de um acidente aéreo quase fatal durante a 2ª Guerra Mundial – para ser capturado pela marinha japonesa e enviado para um campo de prisioneiros de guerra. Adaptado a partir do famoso livro de Laura Hillenbrand, Invencível revela a inacreditável e inspiradora história de vida de Zamperini, sobre o poder de resistência do espírito humano.

“Rosewater – Uma esperança de Liberdade”

de Jon Stewart

EUA – Drama – 2014

Sinopse: Enquanto os partidários de Mousavi saem às ruas para protestar contra a declaração de vitória de Ahmadinejad no dia da eleição, Bahari corre um enorme risco pessoal ao submeter à BBC imagens dos tumultos que se sucedem. Passado pouco tempo Bahari é preso pela Guarda Revolucionária, liderada por um homem que se identifica apenas como Rosewater (“Agua de Rosas”), que fica responsável pela interrogação e tortura do jornalista ao longo dos 118 dias seguintes.

“Sono de Inverno”

de Nuri Bilge Ceylan

Turquia – Drama – 2014

Sinopse: Aydin, um actor reformado, gere um pequeno hotel na Anatólia Central com a jovem esposa Nihal, de quem se tem afastado emocionalmente, e com a irmã Necla, que ainda se encontra a recuperar de um divórcio recente. No Inverno, quando a neve começa a cobrir a pouco e pouco a estepe, o hotel torna-se no refúgio de todos eles mas também no teatro dos seus próprios conflitos…