“A Revolta dos Perus”

de Jimmy Hayward

EUA – Animação – 2013

Sinopse: Numa antiquada quinta familiar, um bando gigante de perus vive uma vida calma, complacente e repleta de milho. Só se preocupam com a hora de serem alimentados e em descansarem ao Sol com o agricultor, que juram que os levará para o “Paraíso do perus”. Todos, menos Reggie (Pedro Borges), um peru particularmente esperto, mas rejeitado pelo bando devido à sua opinião negativa sobre o agricultor e desinteresse pela existência mundana e anafada dos perus.

“Desafio do Ano”

de Benson Lee

EUA – Ação/Aventura – 2013

Sinopse: Imagens inesquecíveis de histórias de uma equipa de dança Norte-Americana que, com a ajuda do seu exigente treinador luta para alcançar os seus sonhos, apesar de serem mal-compreendidos pela sociedade e pela sua própria família. As suas vidas entram em conflito em França, quando as suas capacidades são colocadas à prova num último teste: a final do Desafio do Ano, com equipas de 18 países a disputarem o título de Campeão do Mundo. As performances de dança eletrificantes do filme e as incríveis imagens de poder e subtileza, mostram como uma dança das ruas de Nova Iorque evoluiu para uma forma de arte inspiradora para a nova geração em todo o mundo.

“Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade”

de Justin Chadwick

EUA – Biografia – 2013

Sinopse: A extraordinária vida de Nelson Mandela desde a sua infância numa pequena aldeia até à sua eleição como Presidente da África do Sul. Baseado na sua autobiografia, o filme mostra-nos o político ativista pela defesa dos direitos humanos e pelo fim do apartheid, mas também o homem simples, meigo e brincalhão num retrato inspirador de uma das mais importantes figuras da história da humanidade.

“O Grande Mestre”

de Wong Kar-Wai

Hong Kong – Drama – 2013

Sinopse: No mundo das artes marciais existem muitos Mestres, mas o título de Grande Mestre pertence apenas a uma lenda. O professor de Bruce Lee, de nome Ip Man, era um homem de acção que sabia que o último homem a ficar de pé seria o escolhido. Ele acreditava ser esse homem até conhecer uma verdadeira rival; um génio das artes marciais vindo da Manchúria chamada Gong Er que era considerada uma lenda… e uma linda mulher.

“O Hobbit: A Desolação de Smaug”

de Peter Jackson

EUA – Ação/Aventura – 2013

Sinopse: A aventura de Bilbo Baggins, enquanto este viaja com o feiticeiro Gandalf e treze anões, liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, numa épica demanda para retomar a Montanha Solitária e o reino perdido dos anões de Erebor. Tendo sobrevivido ao início da sua inesperada viagem, a Companhia prossegue para Oriente, encontrando ao longo do caminho Beorn – capaz de mudar de pele – e um bando de aranhas gigantes, na traiçoeira Floresta Tenebrosa. Depois de escaparem aos perigosos Elfos da Floresta, os anões prosseguem para a Cidade do Lago e, finalmente, para a Montanha Solitária, onde terão de enfrentar o maior de todos os perigos, a mais aterrorizadora de todas as criaturas, que porá à prova não só a dimensão da sua coragem, como também os limites da sua amizade e o significado da própria viagem – o Dragão Smaug.