“A Última Vez Que Vi Macau”
de João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata
Portugal – Documentário – 2012
Sinopse: Trinta anos depois, estou a caminho de Macau, onde não voltava desde criança. Recebi um e-mail, em Lisboa, da Candy, uma amiga da qual não sabia nada há anos. Ela contou-me que se tinha envolvido uma vez mais com os homens errados e pediu-me que fosse para Macau, onde “coisas estranhas e assustadoras” estavam a acontecer. Cansado, depois de um longo voo, chego a Macau a bordo do barco que me levará de volta ao tempo mais feliz da minha vida.

“As Fantásticas Aventuras de Tad”
de Enrique Gato
Espanha – Animação – 2012
Sinopse: Tad é um jovem pedreiro que desde pequeno sonha ser arqueólogo. Devido a um fortuito engano, Tad é confundido com um famoso arqueólogo e enviado para uma emocionante expedição no Perú. Com a ajuda do seu fiel cão Jeff, da linda e destemida professora Sara, de Belzoni o papagaio mudo e de Freddy, o guia local e também vendedor-de-tralhas-a-toda-a-hora, Tad tenta salvar a mítica Cidade Perdida dos Incas antes que esta seja descoberta por empresa de malvados caçadores de tesouros.

“Ferrugem e Osso”
de Jacques Audiard
França – Drama – 2012
Sinopse: Tudo começa no Norte. Ali depara-se com a responsabilidade de ficar com Sam, o filho de 5 anos, nos braços. É filho dele mas mal o conhece. Sem casa, nem dinheiro, nem amigos, Ali encontra refúgio em casa da irmã em Antibes, no Sul de França. Ela acolhe-os, trata do pequeno e até o clima parece ajudar. Após uma luta numa discoteca, o seu destino cruza-se com o de Stéphanie. Ela leva-o para casa e deixa-lhe o número de telefone. Ele é pobre; ela é bonita, e muito segura – uma princesa. Tudo os separa. Stéphanie é treinadora de orcas no Marineland. Será necessário que o espectáculo se transforme num drama para que um telefonema nocturno os volte a reunir. Quando Ali a encontra, a princesa está numa cadeira de rodas: perdeu as pernas e muitas ilusões. Ele vai simplesmente ajudá-la, sem compaixão, sem piedade. Ela vai voltar a viver…

“Infiltrado”
de Ric Roman Waugh
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: Dwayne Johnson é um pai cujo filho adolescente foi injustamente acusado de um crime de tráfico de droga e arrisca-se a uma sentença mínima de 10 anos de cadeia. Desesperado e determinado a resgatar seu filho a todo custo, ele faz um acordo para trabalhar numa perigosa missão, como informador infiltrado junto de traficantes de drogas – arriscando tudo, incluindo a sua família e sua a própria vida.

“Jack O Caçador de Gigantes”
de Bryan Singer
EUA – Ação/Aventura – 2012
Sinopse: Uma guerra antiga renasce quando um jovem agricultor abre acidentalmente um portal entre o nosso mundo e um mundo de temíveis gigantes. Pela primeira vez na Terra em séculos, os gigantes lutam para recuperar a terra que perderam, forçando o jovem Jack a entrar na batalha da sua vida a fim de conseguir detê-los. Na luta pelo reino, pelo seu povo e pelo amor de uma corajosa princesa, ele vê-se frente-a-frente aos imparáveis guerreiros que julgava serem apenas uma lenda e tem a oportunidade de se tornar ele próprio uma lenda.

“Robô e Frank”
de Jake Schreier
EUA – Comédia/Drama – 2012
Sinopse: Frank Weld, um velho pai e ladrão de jóias retirado, está a perder a memória. A sua única amiga, Jennifer, a bibliotecária da cidade, faz-lhe companhia e aceita com mágoa mas compreensão as suas falhas de memória. Os seus filhos já crescidos, Hunter and Madison, estão a ter problemas para cuidar do pai, pelo que Hunter faz o que qualquer filho compreensivo fará no futuro imediato: instala um robô em casa para tratar do pai. Infelizmente, Frank não está contente com o seu novo ajudante, achando a sua presença estranha e enervante. Aos 70 anos, Frank não se sente confortável com as novas tecnologias, pelo que a presença do robô é, ao princípio, irritante e surreal. E, no entanto, o robô prova-lhe rapidamente que é mais do que uma máquina ou uma ferramenta. A sua programação é sofisticada, o seu comportamento é carinhoso. Para todos os efeitos, é um amigo racional e preocupado. Os seus conselhos e exigências para que Frank tenha refeições saudáveis e faça mais exercício têm como efeito a melhoria da saúde e do bem-estar de Frank. Mas à medida que saúde de Frank melhora, também aumentam as suas ambições. O robô está programado para lhe encontrar uma actividade que lhe mantenha as baterias carregadas e dê significado à sua vida. E, é claro, a única actividade em que Frank realmente se envolveu com prazer foi roubar coisas! Rapidamente descobre que o robô irá aceitar essa actividade, desde que o rácio entre o risco e a recompensa se mantenha equilibrado.

“Vigarista à Vista”
de Seth Gordon
EUA – Comédia/Crime – 2013
Sinopse: Fundos ilimitados permitiram a Diana viver nos subúrbios de Miami, onde a rainha do retalho compra tudo o que deseja. Há apenas uma falha: a identidade que utiliza para financiar a sua diversão diz “Sandy Bigelow Patterson”… e pertence a um contabilista que vive do outro lado dos Estados Unidos. Com apenas uma semana para apanhar a vigarista antes que o seu mundo imploda, o verdadeiro Sandy Bigelow Patterson faz-se à viagem para confrontar a mulher que tem um passe de acesso ilimitado à sua vida. Muitos subornos e disputas numa viagem de milhares de quilómetros até Denver vão-lhe mostrar o quanto é difícil recuperar o seu nome.