“Hugo”
de Martin Scorsese
EUA – Ação/Aventura – 2011
Sinopse: A história de um órfão que vive em segredo nas paredes de uma estação de comboios de Paris. Com a ajuda de uma rapariga excêntrica, ele procura a resposta para uma misteriosa ligação entre o pai que perdeu recentemente, o mal-humorado dono da loja de brinquedos que vive por baixo dele e uma fechadura em forma de coração, aparentemente, sem chave.

“Jack e Jill”
de Dennis Dugan
EUA – Comédia – 2011
Sinopse: Jack Sadelstein é um pubicitário de sucesso em Los Angeles, com uma bela esposa e filhos, que receia todos os anos o mesmo evento: a visita da sua irmã gémea no dia de Acção de Graças. A necessitada e passiva-agressiva Jill enlouquece Jack, transformando a sua vida normalmente tranquila e virando-a do avesso.

“Le Havre”
de Aki Kaurismäki
Finlândia – Comédia – 2011
Sinopse: Marcel Marx, antigo escritor e boémio famoso, exilou-se voluntariamente na cidade portuária do Havre onde a sua profissão, honrada mas não remuneradora, de engraxador de sapatos lhe dá o sentimento de estar mais próximo das gentes servindo-as. Ele resignou-se da sua ambição literária e leva uma vida satisfatória dentro do triângulo constituído pelo bar do canto, o seu trabalho e a sua mulher Arletty, quando o destino põe, bruscamente no seu caminho, uma criança imigrada oriunda da África negra. Ao mesmo tempo, Arletty fica gravemente doente e deve alectuar-se, Marcel sendo obrigado a confrontar-se novamente ao muro frio da indiferença humana com, por únicas armas, o seu optimismo nato e a solidariedade obstinada dos habitantes do seu bairro. Ele enfrenta a mecânica cega de um Estado de direito ocidental, representado pelo torno da polícia que aperta cada vez o jovem refugiado. Chegou a altura de Marcel engraxar os seus sapatos e mostrar os dentes.

“O Último Vôo”
de Karim Dridi
França – Drama – 2009
Sinopse: Em 1933, um aviador que tentava bater um record na ligação de Londres à Cidade do Cabo perde-se no deserto do Sahara. A sua intrépida companheira Marie, também aviadora e aventureira, obstina-se a procurá-lo pelo deserto. Quando aterra junto de uma companhia militar francesa, a braços com uma rebelião tuaregue, desencadeia um conflito de hierarquia entre o capitão Vincent, que se recusa a ajudá-la, e o tenente Antoine, que decide partir com ela.