Estreias da Semana (26-Janeiro-2012)

“Attenberg”
de Athina Rachel Tsangari
Grécia – Drama – 2010
Sinopse: Marina, 23 anos, cresceu com o pai, um arquitecto, numa cidade fabril protótipo junto ao mar. Porque considera a espécie humana estranha e repelente, mantém a sua distância. Prefere observá-la através de canções dos Suicide, dos documentários sobre mamíferos de Sir David Attenborough, e das aulas de educação sexual que recebe de Bella, a sua única amiga. Um estranho chega à cidade e desafia-a para um duelo de matraquilhos, na sua própria mesa. Enquanto isso, o pai dela prepara-se, numa espécie de ritual, para abandonar o século XX, que considera “sobrevalorizado”. Encurralada entre dois homens e a sua cúmplice, Bella, Marina investiga os extraordinários mistérios da fauna humana.

“J.Edgar”
de Clint Eastwood
EUA – Biografia – 2011
Sinopse: Durante a sua vida, J. Edgar Hoover tornou-se no homem mais poderoso da América. Como chefe do FBI durante quase 50 anos, ele faria tudo para proteger o seu País. No período em que governaram oito Presidentes e se assistiu a três guerras, Hoover travou batalha contra todas as ameaças, muitas vezes quebrando regras para proteger os seus compatriotas. Os seus métodos eram, ao mesmo tempo, cruéis e heróicos. Hoover era um homem que dava grande valor aos segredos – particularmente os dos outros – e não tinha medo de utilizar essa informação de forma a exercer autoridade perante as principais figuras da Nação. Compreendendo que conhecimento é poder e que o medo cria oportunidade, ele usou ambos para ganhar uma influência sem precedentes, adquirindo uma reputação formidável e intocável. Muito reservado na sua vida privada mas também na sua vida pública, permitia apenas rodear-se de um restrito círculo de pessoas da sua confiança. O seu colega mais próximo, Clyde Tolson, também foi a sua companhia constante. A sua secretária, Helen Gandy, talvez tenha sido a pessoa que mais conhecimentos tinha acerca dos seus projectos e que a ele se manteve fiel até ao fim. Apenas a mãe de Hoover, que foi a sua inspiração e consciência, iria deixá-lo. A sua morte foi algo de esmagador para o filho que sempre procurou o seu amor e aprovação.

 

“País do Desejo”
de Paulo Caldas
Brasil – Drama – 2011
Sinopse: A história de José, padre progressista, empenhado em ajudar a sua comunidade que vê a sua fé pela instituição religiosa abalada pela decisão do seu arcebispo em excomungar a mãe e o médico que realizou um aborto numa rapariga de 11 anos, violada pelo tio. A situação é uma referência directa ao caso que, em 2009, chocou o Brasil, quando um arcebispo brasileiro, Dom José Cardoso Sobrinho, agiu da mesma forma perante um aborto legal. A realidade dos factos dá o mote à crise de José com a Igreja e possibilita que este se torne mais vulnerável a novas situações, nomeadamente à paixão por Roberta, uma pianista que está em digressão na vila de José. Roberta luta contra uma doença renal grave e espera um transplante há dez anos. José vai ajudá-la, afastando-se progressivamente da Igreja e colocando em causa os dogmas da instituição, apesar de manter a mesma vontade em ajudar a comunidade local.

“Um Homem no Limite”
de Asger Leth
EUA – Thriller – 2012
Sinopse: Nick Cassidy era um polícia honesto. Agora está preso por um crime que não cometeu. Desesperado, aproveita a primeira oportunidade que lhe surge para fugir. Horas depois, ele está vestido com um fato caro, de pé sobre o parapeito de uma janela de um prédio alto de Nova Iorque. Enquanto a multidão se junta na rua para assistir, a polícia isola a área e concorda com o pedido de Nick para falar com a atraente negociadora da polícia, Lydia Anderson. Mas o que Lydia não sabe é que faz parte do plano mestre de Nick, plano esse que poderá dar a ambos uma segunda oportunidade.

“Polissia”
de Maïwenn Le Besco
França – Drama – 2011
Sinopse: A rotina diária dos polícias da Unidade de Protecção a Crianças: prender molestadores de crianças, apanhar miúdos que roubam carteiras e tagarelar sobre os relacionamentos pessoais ao almoço; interrogar pais abusivos, recolher depoimentos de crianças, enfrentar os excessos sexuais de jovens adolescentes, apreciar a solidariedade entre colegas e rir descontroladamente nos mais inusitados momentos. Saber que o ruim existe e saber viver com isso. Como é que estes polícias conseguem o equilíbrio entre as suas vidas pessoais e a realidade que enfrentam todos os dias? Fred, o imprevisível e hipersensível do grupo, vai viver tempos difíceis ao ver-se sob o escrutínio de um fotógrafo enviado pelo Ministério da Administração Interna para retratar o dia-a-dia da unidade.

“Três Vezes 20 Anos”
de Julie Gavras
França – Drama – 2011
Sinopse: Mary e Adam não são o típico casal com 20 ou 30 anos; eles estão a aproximar-se dos 60. Como muitos dos casais de 60 anos do século XXI, eles funcionam às mil maravilhas. E para além disso, fazem-no com estilo. Eles lidam habilmente com os filhos, netos, com o trabalho e com os amigos, com todas as alegrias e desilusões que a vida de casado enfrenta. Até que um dia eles percebem, para sua grande surpresa, que entraram na categoria ‘sénior’. E reagem a essa perceção de formas totalmente diferentes. As reações de Adam são tão frenéticas como é a sua negação. Ele procura desesperadamente uma fonte da juventude. Mary decide enfrentar a situação, fazendo o que faz melhor: cuidar de seu marido e da sua família. Mas a sua “preparação para o envelhecimento”, embora cómica, assusta os seus amigos e familiares. O casal acaba por chocar e a separação torna-se inevitável. Filhos, netos, pais e amigos vão tentar conciliá-los. Mas não deveriam, simplesmente, deixar a vida encarregar-se disso?

“Uma Pequena Zona de Turbulência”
de Alfred Lot
França – Comédia – 2009
Sinopse: Jean-Paul, recentemente aposentado, é um hipocondríaco… Anne,  a sua mulher, anda a traí-lo com um ex-colega de trabalho… A sua filha Cathie, divorciada e mãe de um menino de cinco anos, vive com Philip, um jovem admirável, que Mathieu, o irmão de Cathie, apelida de “Secundário menos seis”… Quando Jean-Paul descobre uma pequena mancha na anca direita, Cathie anuncia o seu casamento com o “Secundário menos seis”, Mathieu é despejado porque estava relutante em convidar o seu amante para o casamento da sua irmã e Jean-Pierre, acidentalmente, descobre a traição da sua mulher, o equilíbrio familiar desmorona. Com disputas, acerto de contas, insultos… JP, Anne, Cathie, Philippe e Mathieu,  não se entendem! E atravessarão, juntos, uma pequena zona de turbulência.

“Underworld: O Despertar”
de Björn Stein, Måns Mårlind
EUA – Ação/Aventura – 2012
Sinopse: Quando as forças humanas descobrem a existência dos clãs dos Vampiros e dos Lycans, inicia-se uma guerra para erradicar ambas as espécies. A guerreira vampira Selene lidera a batalha contra a humanidade.