“A Desaparecida”

de John Ford

EUA – Western – 1956

Sinopse: «The Searchers» marca a entrada de Ford na última fase da sua obra, aquela em que a serenidade do olhar acompanha a consciência do fim de um tempo que existe apenas na memória, e de que um dos sinais é a evocação de Harry Carey, actor “fordiano” por excelência, no gesto final de John Wayne, o seu mais puro herdeiro.

“Armados em Polícias”

de Luke Greenfield

EUA – Ação/Aventura –2014

Sinopse: Quando dois amigos se vestem de polícias para uma festa de máscaras, eles tornam-se na sensação do bairro e rapidamente decidem prolongar a fantasia. Mas, quando estes recém imaginários “polícias” são enrolados na teia da vida real da profissão, eles têm de usar os seus crachás falsos para lidar com mafiosos, detetives corruptos e com outras situações simplesmente hilariantes para as quais não estão preparados.

“Dava tudo para estar cá”

de Zach Braff

EUA – Comédia –2014

Sinopse: A história de Aidan Bloom, um ator sem perspetiva de carreira, marido e pai, que aos 35 anos de idade ainda procura o seu verdadeiro lugar na vida. Ele e a mulher vivem dificuldades financeiras, e não ajuda o fato de Aidan passar grande parte do tempo a imaginar ser um futurista cavaleiro espacial, um sonho que tem desde pequeno. Quando o seu pai doente deixa de poder pagar a escola privada dos dois netos, e com a única escola pública disponível decrépita, Aidan aceita tentar ensinar os filhos em casa. O resultado é caótico, até que Aidan decide abandonar o currículo académico tradicional e adotar um da sua criação. Ao ensinar aos filhos o significado da vida, Aidan descobre gradualmente partes de si próprio que ainda desconhecia.

“E Agora? Lembra-me”

de Joaquim Pinto

Portugal – Documentário –2014

Sinopse: Joaquim Pinto convive com o VIH e o VHC há quase 20 anos. Este filme é o caderno de apontamentos de um ano de ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para o VHC. Uma reflexão aberta e eclética sobre o tempo e a memória, as epidemias e a globalização, a sobrevivência para além do expectável, a dissensão e o amor absoluto. Num vai e vem entre o presente e o passado, o filme é também um tributo aos amigos que partiram e aos que permanecem.

“Se eu ficar”

de R.J. Cutler

EUA – Drama –2014

Sinopse: Mia Hall pensou que a decisão mais difícil que teria de tomar na sua vida era ter que escolher entre perseguir os seus sonhos musicais, tentando entrar na escola de música de Juilliard, ou mudar de rumo para estar com o amor da sua vida, Adam. Mas o que era suposto ser uma tranquila viagem em família, num instante se torna numa tragédia e a vida de Mia fica presa por um fio. Agora que se vê entre a vida e a morte, Mia tem de tomar uma decisão que irá definir não só o seu futuro, como também o seu destino e o daqueles que a rodeiam.

“Sin City: Mulher Fatal”

de Frank Miller, Robert Rodriguez

EUA – Ação/Aventura –2014

Sinopse: Sin City: Mulher Fatal junta duas histórias clássicas de Miller com novos contos, onde os cidadãos mais difíceis da cidade cruzam-se com alguns dos seus habitantes mais terríveis.