“A História do Cinema – Uma Odisseia”

de Mark Cousins

Reino Unido – Documentário – 2011

Sinopse: A história do cinema contada através das inovações cinematográficas. Abarca 6 continentes e 12 décadas, mostrando como os realizadores se deixaram influenciar uns pelos outros e pelas épocas históricas respetivas. É um extraordinário guia do cinema mundial, uma viagem dos filmes dos realizadores ocidentais ao cinema africano, asiático e do médio oriente, uma compilação dos melhores filmes até hoje realizados, uma odisseia.

“A Vida de Adéle”

de Abdellatif Kechiche

França – Drama – 2013

Sinopse: Aos 15 anos, Adèle nem sequer questiona este facto: uma rapariga namora com rapazes. A vida dela vai dar uma volta quando conhece Emma, uma rapariga jovem e de cabelo azul, que lhe vai permitir descobrir o desejo e afirmar-se como mulher, e como adulta. Adèle cresce, procura-se a si mesma, perde-se e eventualmente reencontra-se…

“Dança de Sombras”

de James Marsh

EUA – Drama – 2012

Sinopse: Colette McVeigh é uma mãe solteira que vive em Belfast com a mãe e os irmãos, que são membros do IRA. Quando Colette acaba por ser presa em Londres na sequência de um plano bombista do IRA que acaba mal, vê-se confrontada com apenas duas soluções que o agente Mac, do MI5, lhe dá a escolher: ir para a cadeia durante 25 anos e perder tudo o que tem; ou regressar a Belfast como informadora, espiando a sua própria família. Com a vida do filho nas suas mãos, Collette decide confiar em Mac e voltar a casa. Mas quando a operação secreta dos seus irmãos é alvo de uma emboscada, levanta-se a suspeita-se sobre a existência de um informador e Collette descobre que tanto ela como a sua família se encontram em grave perigo.

“Frozen – O Reino de Gelo”

de Chris Buck, Jennifer Lee

EUA – Animação – 2013

Sinopse: A intrépida optimista Anna junta-se ao montanhista Kristoff e à sua leal rena Sven numa jornada épica, enfrentando condições próprias do Evereste, trolls místicos e um hilariante boneco de neve chamado Olaf, numa corrida para encontrar a irmã de Anna, Elsa, cujos poderes gelados aprisionaram o reino de Arendelle num Inverno eterno.

“Os Jogos de Fome: Em Chamas”

de Francis Lawrence

EUA – Ação/Aventura – 2013

Sinopse: A continuação das Aventuras de Katniss Everdeen, num futuro não muito distante, onde os E.U.A. sucumbiram a secas, guerras, fogos e fome, e deram lugar a Panem, dividido em 12 Distritos.

“Terra de Ninguém”

de Salomé Lamas

Portugal – Documentário – 2012

Sinopse: Paulo oferece retratos sublimados das crueldades e paradoxos do poder assim como das revoluções que o depuseram, apenas para erguer novas burocracias, novas crueldades e paradoxos. O seu trabalho como mercenário encontra-se na franja destes dois mundos.

“Um Novo Final”

de Craig Zisk

EUA – Comédia– 2013

Sinopse: Linda Sinclair é uma quarentona e solteira professora de Inglês, na pequena cidade de Kingston, Pensilvânia. Não tem namorados ou filhos mas partilha o pequeno apartamento com dois gatos siameses. A sua vida é simples e ela gosta de a viver dessa forma. Mas a sua vivência pacata é abalada quando o seu ex aluno e protegido Sherwood Jason regressa a Kingston após uma fracassada tentativa para se tornar dramaturgo em Nova Iorque. Linda foi a única pessoa que o incentivou a seguir os seus sonhos, levando-o a estudar teatro na New York University. Agora com 20 anos, e perante o seu aparente insucesso, Jason está prestes a abandonar esse sonho, sendo pressionado pelo seu autoritário pai, Dr. Tom Sherwood, a enfrentar a realidade e ir estudar Direito. Linda não suporta a ideia de ver Jason desistir dos seus sonhos e decide ajudá-lo, pondo em cena o seu último trabalho: uma ambiciosa mas angustiante peça, a ser exibida em Kingston, com o apoio e direcção de Carl Kapinas o extravagante professor de drama da escola.

“Viva a França!”

de Michaël Youn

França – Comédia– 2013

Sinopse: Muzafar e Feruz são dois gentis pastores do Tabulistão… um pequeno país da Ásia Central que ninguém sabe que existe. Para colocar o seu país na cena internacional, o filho do presidente decide embarcar no terrorismo “publicitário” e confiar nos dois pastores mais ingénuos a missão das suas vidas: destruir a Torre Eiffel! Para atingir o objetivo, vão atravessar o ambiente mais hostil que existe: França! Uma França longe do Ocidente que pensavam conhecer: entre nacionalistas da Córsega, polícias zelosos, adeptos violentos, taxistas desonestos, funcionários mal-humorados e erros médicos… não serão poupados a nada. Felizmente para eles, vão encontrar Marianne, uma jovem e bela jornalista que decide ajudá-los por pensar que estão ilegais. Vão assim conhecer uma outra face de França… acolhedora, bonita