“A Mulher de Negro”

de James Watkins
Reino Unido – Thriller – 2012
Sinopse: O jovem advogado londrino Arthur Kipps é forçado a deixar o seu filho de três anos para viajar até à aldeia remota de Crythin Gifford, para tratar dos negócios do falecido proprietário da Eel Marsh House. Mas quando chega à arrepiante velha mansão, ele descobre segredos obscuros do passado dos habitantes da aldeia e o medo começa a dominá-lo quando vislumbra uma misteriosa mulher vestida de negro…

“Em Câmara Lenta”

de Fernando Lopes
Portugal – Drama – 2012
Sinopse: Salvador conhecia Constança e Santiago. Não conhecia mas admirava, Laurence. De entre eles, Laurence conhecia Santiago. Constança não conhecia Laurence. Só Santiago conhecia Laurence, Constança e Salvador”. Num certo sentido, cada um vive em estado de branda amnésia: o inevitável ‘quem eu sou?’ amplia-se, transfigura-se e ecoa num plural e perturbante ‘não sei quem tu és’

“Florbela”

de Vicente Alves do Ó
Portugal – Drama – 2012
Sinopse: Num Portugal atordoado pelo fim da I República, Florbela separa-se de forma violenta de António. Apaixonada por Mário Lage, refugia-se num novo casamento para encontrar estabilidade e escrever, mas a vida de esposa na província não é conciliável com sua alma inquieta. Não consegue escrever nem amar. Ao receber uma carta do irmão Apeles, oficial da Aviação Naval e de licença em Lisboa, Florbela corre em busca de inspiração perto da elite literária que fervilha na capital. Na cumplicidade do irmão aviador, Florbela procura um sopro em cada esquina: amantes, revoltas populares, festas de foxtrot e o Tejo que em breve verá o irmão partir num hidroavião. O marido tenta resgatá-la para a normalidade, mas como dar norte a quem tem sede de infinito? Entre a realidade e o sonho, os poemas surgem quando o tempo pára. Nesse imaginário febril de Florbela, neva dentro de casa, esvoaçam folhas na sala, panteras ganham vida e apenas os seus poemas a mantém sã. Por isso, Florbela tem que escrever! Este filme é o retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de sofrimento, mas de um momento no tempo, em busca de inspiração, uma mulher que viveu de forma intensa e não conseguiu amar docemente.

“Margin Call – O Dia Antes do Fim”

de J.C. Chandor
EUA – Thriller – 2011
Sinopse: Quando o jovem analista Peter Sullivan revela informação que poderá vir a originar o fim da companhia, desencadeia uma sucessão de acontecimentos que leva a que decisões ao mesmo tempo financeiras e morais poderão colocar a vida de todos os envolvidos à beira do desastre.

“O Despetar das Trevas”

de William Brent Bell
EUA – Thriller – 2012
Sinopse: Em 1989, o serviço de emergência recebeu uma chamada de Maria Rossi a confessar que tinha brutalmente assassinado três pessoas. 20 anos depois, a sua filha Isabella procura respostas para o que aconteceu naquela noite. Viaja para o Hospital para Psicopatas de Centrino, em Itália, onde a sua mãe foi presa, com o objetivo de determinar se é uma doente mental ou se está possuída pelo demónio. Quando são recrutados dois jovens exorcistas, para curar a sua mãe com métodos pouco convencionais que combinam ciência e religião, deparam-se com a pureza do mal na forma de quatro demónios que possuem Maria.

“O Dia mais Feliz da tua Vida”

de Adriano Luz
Portugal – Drama – 2012
Sinopse: Um casal vê a felicidade e o futuro posto em causa por uma doença que vai destruindo o corpo e a alma. Uma história inquietante feita de silêncios, olhares, rotinas…

“Uma Doce Mentira”

de Pierre Salvadori
França – Comédia – 2010
Sinopse: Emilie recebe uma bonita, inspirada e anónima carta de amor. Deita-a fora mas de repente percebe que a carta poderia ser uma forma de ajudar a mãe, deprimida desde que o marido a abandonou. Acaba por reenviá-la também anonimamente à mãe, envolvendo-as, assim como ao secreto remetente, o seu empregado Jean (Sami Bouajila), numa série de equívocos e de mal-entendidos.

“Uma Lista a Abater”

de Ben Wheatley
EUA – Terror – 2011
Sinopse: Oito meses depois de um trabalho desastroso em Kiev, que o deixou física e mentalmente marcado, Jay, um ex-soldado que se transformou num assassino contratado, é agora pressionado pelo seu parceiro, Gal, a aceitar uma nova missão. À medida que se vão deixando levar pelo mundo obscuro e perturbador do contrato, Jay começa a revelar mais uma vez – o seu medo e paranoia, deixando-se levar para a profundidade das trevas.