Estrelas – Festival de Cannes 2023 #2

banner cannes estrelas 1 1 banner cannes estrelas 1 2

Jury Grid Cannes 2023

Seis críticos juntaram-se para acompanhar e avaliar os filmes em competição pela Palma de Ouro do Festival de Cannes 2023: Flávia Guerra (Plano Geral Podcast – UOL), Márcio Sallem (Cinema com Crítica), Teresa Vieira (À Pala de Walsh), Pablo Villaça (Cinema em Cena), Chico Fireman (Cinema na Varanda) e Wellington Almeida (Cinema Sétima Arte).

Nove filmes da seleção oficial foram vistos até ao momento e há um que se destaca com larga vantagem, o quarto filme do inglês Jonathan Glazer, “The Zone of Interest”, que expõe “a banalidade do mal de uma forma nunca antes vista.”. Com uma média de 4,6 pontos na classificação, o filme sobre o horror do holocausto, um retrato da vida do comandante do campo de concentração de Auschwitz, é o favorito a vencer a Palma de Ouro, segundo três críticos do Jury Grid Cannes 2023.

Em “The Zone of Interest”, “Glazer filmou a banalidade do mal como nunca vimos antes, onde os protagonistas parecem ter integrado a barbárie como parte funcional do cenário, numa espécie de alienação moral que somos obrigados a vivenciar ao mesmo tempo que estes personagens.”, segundo Wellington Almeida.

“As Filhas de Olfa”, um documentário realizado pelo cineasta tunisiano Kaouther Ben Hania, totaliza uma média de 3,5 pontos, enquanto que o drama “May December”, de Todd Haynes, visto apenas por três críticos até ao momento, tem uma classificação média de 3,3.

estrelas cannes 2023 c7a 2 scaled 3

Skip to content