A 18ª edição do FEST regressa a Espinho, no Centro Multimeios, no Casino Espinho e no espaço fora de portas FESTival Village, de 20 a 27 de junho e os destaques do programa, mais extenso e mais intenso, são diversos com oportunidades únicas de assistir à presença de nomes como o realizador Gaspar Noé, entre outros.

Ainda nos cinemas com “Vortex“, um incrível estudo sobre a velhice, Noé é o homem de “Irreversível“, o filme que colocou Monica Belluci numa das mais angustiantes cenas do cinema de sempre. Gaspar Noé é um dos oradores da secção profissional/indústria do FEST, lado-a-lado com nomes como o do britânico Gary Brown, supervisor de VFX (efeitos visuais) em filmes como “Paddington” ou “Baby Driver“, tendo sido nomeado para Emmy em “Into the Storm” (2009), e que vem ao FEST para um dia dedicado aos efeitos visuais. Uma das mais importantes partes da experiência cinematográfica passa pelo som, por isso o FEST preparou este ano um evento especialíssimo dentro da sua edição, o Sound and Music Hub, que vai trazer nos dias 24 e 25 de junho os maiores nomes do som no cinema à Academia de Música de Espinho. O FEST contará também com o norte-americano que neste ano nos impactou com “The Batman“. Will Files é supervisor de som, designer de som e misturador de regravação, e está noutro dos grandes sucessos do momento – “Stranger Things” – onde ganhou Emmy. Entretanto, também, haverá a presença de Caprice Crawford, fundadora e CEO da Crawford Talents, uma agência internacional situada em Berlim e que já representou atores como Orlando Bloom ou Burt Reynolds.
Na programação do Grande Prémio Nacional assistimos a vários regressos, como são os casos de Guilherme Daniel com “Os Abismos da Alma”; Débora Gonçalves com “A Felicidade e Coisas Mórbidas”; e Gonçalo Almeida com “A Rapariga de Saturno”, entre outros. O programa conta, por exemplo, com a estreia de “The Event”, co-realizado pelo espinhense Hugo Sousa.
Um dos grandes focos da programação é a Ucrânia, representada na secção Be Kind Rewind, inteiramente focada numa extensão do Festival de Odesa. A Tunísia também assume grande destaque, na secção Flavours of the World, onde vai ser exibida uma série de títulos da era pós Primavera Árabe. E regressam também o FESTinha, secção para crianças e adolescentes, e as sessões de cinema ao ar livre no FESTival Village.
A sessão de encerramento conta com um dos maiores sucessos do Festival de Veneza – “Sundown” – o regresso do mestre Michel Franco num trabalho deveras poderoso mas subtil que conta com performances de luxo de Tim Roth e Charlotte Gainsbourg.
Para que seja mais fácil vir ao FEST, continua a parceria com a CP – Comboios de Portugal. De 20 a 27 de junho, a CP leva-o ao FEST com um bilhete especial de 2 euros, ida e volta, nos Comboios Urbanos do Porto, linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Marco. Entre os dias 19 e 28 de junho, poderá usufruir de um desconto de 30%, nas viagens ida e volta, nos serviços Intercidades, InterRegional e ida no serviço Celta.