“L’immensità – Por Amor”, escrito e realizado por Emanuele Crialese e protagonizado por Penélope Cruz, será o filme de abertura da 16.ª Festa do Cinema Italiano, que se vai realizar no dia 29 de março às 21h30, na Sala Manoel de Oliveira no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Nomeado para Leão de Ouro no Festival de Veneza 2022, o filme que vai marcar a sessão de abertura, “L’immensità – Por Amor”, é uma obra íntima e autobiográfica, que nos transporta para o seio de uma família que vive em Roma nos anos 70 e para a crise de identidade de género de Adri, adolescente em plena metamorfose. Um coming-of-age repleto de nuances e rasgos de puro e delirante escapismo, que se revelou um êxito na sua estreia comercial em Itália e que em Portugal vai ser distribuído pela PRIS Audiovisuais.
Nesta edição será prestada homenagem ao autor e realizador italiano Elio Petri (1929-1982), apresentando uma retrospetiva integral da sua obra, uma iniciativa da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em colaboração com a Festa do Cinema Italiano. “Lembrar Elio Petri significa voltar a assumir a importância do cinema como instrumento de discussão política e social. Especialmente num momento onde as imagens perderam peso e valor representativo.”, lê-se em comunicado.
A 16.ª Festa do Cinema Italiano vai estender-se até julho por mais de 20 cidades portuguesas, entre elas: Lisboa (29 de março a 6 de abril), Porto (30 de março a 5 de abril), Almada (5, 12, 19 e 26 de abril), Penafiel (4 a 6 de abril), Coimbra (11 a 13 de abril), Setúbal (13 a 16 de abril), Aveiro (9 a 10 de maio) e Lagos (16 a 19 de maio). A Festa passará ainda por Beja, Viseu, Évora, Espinho, Oeiras, entre outras cidades.
Organizada pela Associação Il Sorpasso, o programa completo da Festa do Cinema Italiano será anunciado muito em breve.