Festa Mundial da Animação 2021, em Amarante

A 20ª edição da FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO decorrerá em AMARANTE entre 25 a 31 de outubro com a direção artística de Abi Feijó, a parceria e co-produção do Município de Amarante e o apoio institucional do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual. Poderão encontrar espalhadas entre Amarante e Vila Meã sessões de cinema, workshops, exposições, debates e masterclasses. A programação estende-se por vários pontos da cidade, tais como: Câmara Municipal de Amarante, Cineclube de Amarante, Casa da Juventude, Biblioteca Municipal de Amarante, Antiga Cadeia de Amarante, Casa da Portela, Gatilho – Associação Cultural, Cine-Teatro Raimundo Magalhães (Vila Meã) e Biblioteca Municipal de Vila Meã além de chegar, ainda, aos vários agrupamentos escolares e jardins de infância do concelho

          Abi Feijó, produtor e realizador de cinema de animação e uma das figuras centrais da Animação Portuguesa é o Director Artístico do evento este ano. Vários foram os motivos para o convite, porém, o principal: foi um dos fundadores e idealizadores da Casada Animação, entidade que organiza este evento que foi também criado precisamente por Abi Feijó quando, em 2002, enquanto presidente da ASIFA – Associação Internacional do Cinema de Animação, resolve fazer de outubro o mês do Dia Mundial da Animação, comemoração que se prolonga até aos dias de hoje.

          Joanna Quinn será a convidada em destaque com direito exposição, retrospectiva cinematográfica, masterclass e oficina de cinema de animação orientada pela realizadora multipremiada – especial destaque para o mais recente filme AFFAIRS OF THE ART, estreado em 2020 e que venceu a última edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont Ferrand e que será exibido em Amarante.

          A Casa da Animação, nascida na PORTO 2001 – Capital Europeia da Cultura é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como principal missão a promoção, divulgação e incentivo do cinema de animação em Portugal, com especial enfoque na promoção do cinema de animação português nacional e internacionalmente. A Festa Mundial da Animação é um evento criado pela CASA DA ANIMAÇÃO – ASSOCIAÇÃO CULTURAL e diretamente conectado com as celebrações do DIA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO – promovido pela ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação –  que se assinala a 28 de outubro e que é comemorado em mais de 40 países e entre as várias associações e demais estruturas que representam e promovem o sector da animação portuguesa. O Dia Mundial da Animação nasce como uma homenagem ao dia em que o primeiro passo na animação foi dado: Charles-Émile Reynaud que, em 1892, projectou através do teatro óptico inventado por si, o primeiro filme da história do cinema de animação, “Pauvre Pierrot”, no Museu Grévin (Paris).

          Em Portugal cabe à CASA DA ANIMAÇÃO (CDA) as celebrações deste importante dia e a denominação de FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO (FMA) surge quando se resolve, em 2013, estender a programação, as cidades portuguesas envolvidas nas celebrações e ainda fazer deste um evento itinerante. Cada ano o evento nasce numa nova localidade portuguesa com o intuito de descentralizar e expandir o cinema de animação nacional e internacional.  Há três categorias competitivas: Filmes de Profissionais, Filmes de Escolas e Filmes de Oficinas e, ainda, o Prémio do Público que é atribuído ao melhor filme de todas as categorias e votado a nível nacional através dos vários parceiros exibidores dos programas de cinema da FMA. O Comité de Selecção é composto por Bruno Caetano (realizador e produtor), Alexandre Siqueira (realizador) e Elsa Cerqueira (professora, dinamizadora cultural e vencedora do Global Teacher Prize 2021).

Após a aceitação do convite por parte do Município, toda a imagem do evento é feita à medida da cidade que o acolhe, como forma de homenagem àquela localidade e ao público local. Amarante não será excepção e a imagem principal do evento será feita de acordo com a cultura amarantina. Quem fará a ilustração e o spot promocional será a realizadora ALEXANDRA RAMIRES, reconhecida e multi-premiada realizadora, vencedora do Prémio Nacional da Animação 2020 com o seu último filme, «ELO», e os troféus do Prémio Nacional da Animação serão em cerâmica e concebidos pela artista KARIN SOMMERS, artista de renome e que escolheu habitar Amarante há vários anos e que inclusivé fundou o Cineclube de Amarante, que receberá grande parte da programação do evento.

 

Skip to content