O lendário realizador Francis Ford Coppola está prestes a completar 80 anos, sendo que este aproveitou todo este cenário para anunciar o início da produção do filmeMegalopolis”, um projecto em ‘lista de espera’ já há três décadas.

O filme, segundo Coppola, será um “épico em grande escala”. A história de ficção científica foi escrita no início de 1980, mas ficou sempre em segundo plano em relação a outros projectos – o mesmo aconteceu com Apocalypse Now”, de 1979, que já era um desejo do realizador desde a década de 1960.

A produção de “Megalopolis” chegou mesmo a iniciar-se no início do século XXI, contudo os ataques terroristas do 11 de setembro fizeram com que todo o projecto fosse cancelado, visto que o palco da história será a cidade de Nova Iorque.

“Prevejo começar este ano a minha longa ambição de fazer um grande trabalho utilizando tudo o que aprendi durante a minha longa carreira.” “Será uma produção em grande escala com um grande elenco. Faz uso de todos os meus anos nos quais tentei fazer filmes de diferentes estilos e tipos, culminando no que eu acho que é a minha própria voz e aspiração. Não está dentro do mainstream do que é produzido agora, mas pretendo e desejo começar a produção ainda este ano. – Francis Ford Coppola

Ao que tudo indica, o cineasta ítalo-norte-americano já estará de olho em certos atores para compor o elenco. Entre eles está o nome de Jude Law, que poderá ser o principal protagonista de “Megalopolis”, sendo que outros nomes foram já associados ao filme, mas entretanto descartados, entre eles Warren Beatty, Robert De Niro, Paul Newman e Russell Crowe.

Após a leitura da breve sinopse do filme, é impossível não fazer certas comparações às obras Metropolis (1927), de Fritz Lang, e Vontade Indómita (1949), de Ayn Rand.

Este filme irá ser o primeiro trabalho de realização de Francis Ford Coppola desde A Ilusão”, em 2011. O criador de O Padrinho (1972) estará presente no Tribeca Film Festival, que irá decorrer no final deste mês, com uma nova versão do filme “Apocalypse Now” (1979), com o título “Apocalypse Now Final Cut.