A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (Hollywood Foreign Press Association – HFPA) revelou os vencedores da 82.ª edição dos Globos de Ouro, numa cerimónia que decorreu no Beverly Hilton Hotel em Beverly Hills, na Califórnia.
O drama musical “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, foi o grande vencedor dos Globos de Ouro 2025 ao conquistar quatro categorias, em dez nomeações. Vencedor de três prémios no Festival de Cannes 2024, o filme sobre Manitas, o líder de um cartel de droga mexicano que muda de sexo, venceu o prémio de Melhor Filme (Comédia ou Musical), Filme Internacional, Atriz Secundária (Zoe Saldana) e Canção Original.
Ainda nas categorias de Comédia ou Musical, Demi Moore em “A Substância” e Sebastian Stan em “A Different Man” venceram ambos pela primeira vez um Globo de Ouro Secundário.
Surpresa da noite foi ver “O Brutalista”, um drama sobre América no pós-guerra, ser o segundo mais premiado da cerimónia: Melhor Filme Drama, Realização (Brady Corbet, o primeiro da sua carreira) e Ator Drama (Adrien Brody).
O Brasil não conseguiu o prémio de Melhor Filme Internacional, mas conseguiu ainda assim fazer história com a premiação da atriz Fernanda Torres, no drama brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, pela sua interpretação da advogada Eunice Paiva durante a ditadura militar no Brasil. A atriz veterana conquistou o seu primeiro Globo de Ouro de Melhor Atriz (Drama), um feito notável para o cinema do Brasil.
“Flow – À Deriva” venceu o Globo de Melhor Filme de Animação e “Wicked” na categoria de Melhor Filme por mérito cinematográfico e comercial.
Globos de Ouro 2025: Vencedores
Melhor Filme – Drama
O Brutalista
Melhor Filme – Comédia ou Musical
Emilia Pérez
Melhor Filme de Animação
Flow
Melhor Filme Internacional
Emilia Pérez (França)
Melhor Filme por mérito cinematográfico e comercial
Wicked
Melhor Realização
Brady Corbet, por O Brutalista
Melhor Ator – Drama
Adrien Brody, em O Brutalista
Melhor Atriz – Drama
Fernanda Torres, em Ainda Estou Aqui
Melhor Ator – Comédia ou Musical
Sebastian Stan, em A Different Man
Melhor Atriz – Comédia ou Musical
Demi Moore, em A Substância
Melhor Ator Secundário
Kieran Culkin, em A Verdadeira Dor
Melhor Atriz Secundária
Zoe Saldana, em Emilia Pérez
Melhor Argumento
Conclave
Melhor Canção Original
Emilia Pérez – “El Mal”
Melhor Banda Sonora
Trent Reznor e Atticus Ross, por Challengers