Guerra da Ucrânia: Sean Penn está a documentar invasão Russa

O ator, realizador, argumentista e produtor estadunidense Sean Penn está em solo ucraniano, a visita inusitada e perigosa tem um motivo. Segundo informações cedidas pelo Vice Studios, Penn está na Ucrânia no intuito de filmar um documentário sobre a invasão Rússia.

O renomado ator, vencedor de dois Óscares, esteve presente em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (24) em Kiev, capital da Ucrânia, ouvindo autoridades do governo falarem sobre a crise.

Sean Penn assiste a entrevista coletiva do governo ucraniano nesta quinta-feira (24) em Kiev — Divulgação / Governo da Ucrânia

O polémico documentário é uma produção da Vice Studios em associação com a Vice World NewsEndeavor Content. Confirmou a revista Variety.

“Penn visitou o Gabinete do Presidente e conversou com a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk, bem como jornalistas locais e membros das forças armadas ucranianas” desde que chegou à Ucrânia esta semana, escreveu a revista Newsweek.

O Gabinete do Presidente emitiu uma nota através da embaixada ucraniana elogiando o ator e realizador. Confira um trecho da nota:

“O realizador veio especialmente a Kiev para registrar todos os eventos que estão acontecendo atualmente na Ucrânia e contar ao mundo a verdade sobre a invasão russa ao nosso país. Sean Penn está entre aqueles que apoiam a Ucrânia na Ucrânia hoje. Nosso país é grato a ele por essa demonstração de coragem e honestidade”.

A nota acrescenta: “Sean Penn está demonstrando bravura que muitos outros têm faltado, em particular alguns políticos ocidentais. Quanto mais pessoas assim – verdadeiros amigos da Ucrânia, que apoiam a luta pela liberdade – mais rápido podemos parar essa hedionda invasão da Rússia.”

Divulgação / Governo da Ucrânia

O ator e realizador é conhecido por atuar em causas políticas, operações antiguerra e ações humanitárias. Para tanto, em 2010, o estadunidense fundou uma organização sem fins lucrativos em resposta aos terremotos no Haiti. A entidade cresceu rapidamente e foi rebatizada de Community Organized Relief Effort (CORE). Durante a pandemia, a CORE ajudou no combate à covid-19 enviando testes e vacinas para todo o país. Seu documentário “Citizen Penn”, relata os esforços do ator na fundação da instituição.

Recordamos que, Penn visitou a Ucrânia pela última vez em novembro de 2021, disposto a se preparar para o documentário. Na ocasião, o realizador visitou alguns militares do país. Fotos da viagem foram divulgadas pelo Serviço de Imprensa da Operação das Forças Conjuntas Ucranianas.

Penn e militares – Divulgação / Serviço de Imprensa da Operação das Forças Conjuntas Ucranianas
Skip to content