Ian McKellen reprisa Hamlet em nova versão cinematográfica

Hamlet movie starring Ian McKellen 1 Hamlet movie starring Ian McKellen 2
"Hamlet" (2024), de Sean Mathias

Ao lado de nomes como Laurence Olivier e Kenneth Branagh, Ian McKellen se destaca como um dos maiores intérpretes da obra de Shakespeare.

A lendária estrela do teatro e do cinema já pisou no palco inúmeras vezes ao longo dos anos, desvendando com brio as nuances dos personagens do dramaturgo. Aos 84 anos, ele continua a desafiar-se, sem dar sinais de que pretende parar.

E em uma nova oportunidade, McKellen regressa o papel de Hamlet em um novo filme gravado no Theatre Royal Windsor, onde interpretou o personagem em 2021.

Realizado por Sean Mathias, o longa-metragem será lançado em cinemas do Reino Unido por uma única noite, em 27 de fevereiro.

21276489 3
Divulgação

O filme

Originalmente concebido para o palco, a pandemia de COVID-19 impulsionou a adaptação de “Hamlet” para o cinema. Essa mudança de plataforma proporcionou diversas vantagens à produção.

 

“Acho que o Hamlet mais velho é menos performático; é mais interno”, explicou McKellen a Empire.

 

Ao analisar a experiência, o ator reconhece que a proximidade da câmera permite uma conexão mais profunda com o público. Essa característica foi fundamental para seu objetivo de tornar o espírito de Hamlet crível. Inclusive, durante o processo, chegou a questionar se o personagem realmente habitava o corpo certo.

Hamlet

Hamlet, o Príncipe da Dinamarca, é o protagonista da peça homónima de Shakespeare. Filho do Rei Hamlet, recentemente falecido, e sobrinho do novo rei Cláudio, Hamlet se vê confrontado com a morte do pai e o casamento apressado de sua mãe Gertrudes com Cláudio.

No cenário histórico da Dinamarca, paira a ameaça de uma invasão norueguesa liderada pelo príncipe Fórtinbras. Essa disputa territorial intensifica os conflitos internos de Hamlet, que se debate entre a vingança pela morte do pai, a desilusão com a mãe e a incerteza sobre seu próprio destino.

Embora o personagem seja frequentemente interpretado como um príncipe mais jovem, a amplitude da experiência vivida por McKellen oferece uma perspectiva diferente sobre a história de assassinato, traição e morbidade de Shakespeare.

Elenco

Além de McKellen, o elenco é composto por Frances Barber, Jonathan Hide, Jenny Seagrove e Francesca Annis. Após desentendimentos, Emmanuella Cole saiu da produção, enquanto Steven Berkoff, que interpretou Polonius na versão teatral, juntou-se ao filme.

Kaleidoscope

A distribuidora Kaleidoscope define o longa como uma “releitura moderna e singular” da tragédia de Shakespeare.

O filme utiliza a maior parte dos espaços do teatro, transformando-o no castelo de Elsinore, desde a “masmorra do porão até as ameias do telhado”.

Skip to content