IMAX chega a Portugal em junho

IMAX chega a Portugal em junho_1

Em julho de 2011 tinha sido noticiado que a empresa canadiana IMAX iria regressar a Portugal (ler artigo), graças a um acordo com a Zon Lusomundo, pois iria permitir a instalação de três cinemas IMAX em Portugal: “A Imax Corp. anunciou a abertura de três ecrãs até ao final de 2012, um em Lisboa e dois na zona norte do país.”. É um regresso, pois já houve uma experiência com a IMAX, em 1995, em Vila Franca de Xira, mas devido a problemas de localização, essa experiência fracassou.

 

Este mês a ZON Lusomundo anunciou que a partir do dia 20 de junho os portugueses vão ter acesso a uma das experiências mais espetaculares no cinema. “A ZON Lusomundo Cinemas, em parceria com a IMAX, e a Sonae Sierra, prepara-se para abrir a primeira sala de cinema IMAX Digital 3D em Portugal”. Será o Centro Comercial Colombo, pela sua relevância comercial, localização, acessibilidade e volume de visitantes, o primeiro a acolher este novo espaço de cinema premium, estando já em construção uma sala de cinema totalmente nova no âmbito da reestruturação do complexo de cinemas. “É uma experiencia tão real que se sente nos ossos, tão mágica que nos permite viajar até lugares desconhecidos, tão abrangente que mais do que vermos o filme, passamos a ser parte dele.”. Esta é uma aposta da ZON que pretende “proporcionar uma oferta de entretenimento diferenciadora e única no universo dos centros comerciais em Portugal”, no entanto os bilhetes irão encarecer, numa altura em que as salas de cinema portuguesas registaram uma quebra de 20,8%, tendo sido o mês de abril o que registou uma maior descida.

 

“Na semana de estreia a nova sala de cinema IMAX® exibirá um blockbuster de referência na indústria audiovisual, produzido em exclusivo para IMAX, ‘Parque Jurássico’ (em 3D). ‘Man of Steel – Homem de Aço’, o aguardado filme de Zack Snyder, estreará na semana seguinte. O sistema IMAX® DMR foi desenvolvido pela empresa canadiana IMAX Corporation e permite visualizar filmes em ecrãs muito maiores do que os sistemas digitais convencionais, proporcionando uma experiência verdadeiramente única de imersão.”.

 

“Com o posicionamento ‘IMAX® is believing’ a experiência proporcionada é tão real que coloca o espectador no centro da ação. Trata-se de um formato de cinema que combina tecnologia, arquitetura e sistemas patenteados, cada vez mais utilizado em blockbusters internacionais. Cada vez mais os realizadores e os estúdios de cinema usam a tecnologia IMAX® para se ligarem às audiências de uma forma única, pelo que a rede IMAX® se tem tornado uma das plataformas de distribuição mais bem-sucedidas do mundo.”.

 

“Atualmente a rede IMAX® possui cerca de 738 salas de cinema em 53 países do mundo (606 multiplexes comerciais, 19 destinos comerciais, e 113 salas institucionais em museus e parques temáticos). A maioria das capitais europeias já têm IMAX®, a Lisboa chega agora através da ZON Lusomundo Cinemas.”.

 

IMAX chega a Portugal em junho_2

Fonte: ZON Lusomundo