IMAX regressa a Portugal no final de 2012

A empresa canadiana IMAX regressa a Portugal graças a um acordo com a Zon Lusomundo, que irá permitir a instalação de três cinemas IMAX em Portugal. A Imax Corp. anunciou a abertura de três ecrãs até ao final de 2012, um em Lisboa e dois na zona norte do país.

 

“Ficámos impressionados com o sucesso e o crescimento da IMAX na Europa e estamos muito felizes por podermos proporcionar este tipo de experiência aos nossos clientes.”, disse Luís Mota, Director-Geral da ZON Lusomundo.

 

Portugal já teve uma experiência com a IMAX, em 1995, em Vila Franca de Xira, mas devido a problemas de localização, essa experiência fracassou. Agora que a IMAX tem tido um grande sucesso na Europa, chegou a vez de Portugal de ter uma nova oportunidade para usufruir desta tecnologia, nas salas Lusomundo.

 

A tecnologia IMAX caracteriza-se por usar ecrãs gigantes (a medida padrão é de  22 metros de largura por 16,1 metros de altura, embora existam cinemas em que as dimensões chegam perto dos 36 x 30 metros), por ter uma resolução de imagem superior à das projecções normais, o que permite reduzir a distância dos espectadores em relação ao ecrã proporcionando, desta forma, uma experiência mais imersiva e pelo uso de um leque mais diversificado de efeitos sonoros. A projecção pode ainda ser feita em digital e em 3D.