Terminou no sábado passado, 11 de Setembro de 2010, a 2ª edição do Douro Film Harvest, em Lamego. Sophia Loren foi a convidada de Honra desta edição e esteve presente no dia 11. A Cerimónia de Encerramento encheu ontem a sala do Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, na homenagem à diva do cinema. A CastaDouro Carreira é um prémio que pretende prestar homenagem a uma personalidade cuja carreira tenha sido muito importante para a história do cinema. Sophia Loren mostrou-se bastante emocionada com a ovação em pé, agradecendo a homenagem, que contou ainda com um fado de Carlos do Carmo especialmente dedicado à actriz.

 

O último dia também ficou marcado pela entrega do CastaDouro Melhor FIlme a Carlos Saura, pelo filme “Io, Don Giovanni”. O filme foi eleito o vencedor da Vintage Selection, uma colheita dos melhores filmes de 2009/2010. O cineasta espanhol acabou por receber mais um CastaDouro, o de Convidado Especial, no dia 9 de Setembro, juntamente com o Gustavo Santaolalla.

 

O compositor argentino Gustavo Santaolalla e realizador espanhol Carlos Saura, são os novos confrades do vinho do Porto, após cerimónia de entronização que ontem teve lugar o Palácio da Bolsa, no Porto.

 

A próxima edição do Douro Film Harvest, em 2011, vai atribuir o Prémio CastaDouro Manoel de Oliveira à produção que se distinguir numa nova secção do certame – dedicada a curtas ou longas-metragens que toquem o Douro de maneira especial, quer sejam filmadas na região ou tenham o vinho do Porto e Douro como inspiração ou referência.

 

CastaDouro Carreira

Sophia Loren

CastaDouro Convidada Especial

Carlos Saura

Gustavo Santaolalla

CastaDouro Melhor Filme

“Io, Don Giovanni” de Carlos Saura