Organizado pela Catchawards, Lisboa vai acolher o Festival de Cinema Chinês, que decorrerá entre 25 de novembro e 2 de dezembro no UCI Cinemas do El Corte Inglés.

A cerimónia de abertura, onde estarão presentes figuras do Estado Chinês e Português, bem como alguns dos protagonistas dos filmes em exibição, terá início pelas 15h com a exibição do filme “Sonhos Americanos na China”, dirigido por Peter Chan, com argumento de Oi Wah Lam, Ji Zhang e Zhiyong Zhou e protagonizado por Xiaoming Huang, Dawei Tong e Chao Deng.

O diretor de fotografia do filme é Christopher Doyle, um dos grandes nomes da cinematografia mundial, mais conhecido pela sua colaboração com Kar-Wai Wong e Yimou Zhang em clássicos do cinema asiático como “Disponível para Amar”, “2046” e “Herói”.

Este evento irá trazer à capital uma semana de cinema Chinês com sete filmes: “Ação Rio Mekong”, de Lin Chaoxian, “Pira-te, Sr. Tumor”, de Han Yan, “Totem do Lobo”, de Jean-Jacques Arnold, “O Rei Macaco – O Herói está de volta”, de Tian Xiao Peng, “Canção de Fénix”, de Wu Tian-ming, e “Nós nascemos na China”, de Lu Chuan.