O Festival Internacional de Cinema da Europa Central e de Leste anuncia “Love is Not an Orange” da realizadora moldava Otilia Babara como filme de abertura da 9.ª edição, revelando ainda competições, programas especiais e novas colaborações internacionais sob o tema HOME.
Após o anúncio dos primeiros destaques da programação — das secções SCHOOL VISIT e HOW TO CARE FOR COSMOS —, o BEAST revela agora o programa completo da 9.ª edição do festival, que regressa ao Porto entre os dias 3 e 7 de Junho. Secções competitivas, programas especiais (dentro e fora do cinema) compõem o core do BEAST deste ano.
Num contexto marcado por migração, guerra, tensão política e crescente desconexão, o festival propõe pensar HOME não como algo fixo ou garantido, mas como um espaço frágil, moldado por memória, sobrevivência e deslocação. Entre competições de documentário, animação e cinema experimental, sessões especiais e programas curatoriais desenvolvidos em parceria com o Sunny Bunny, o ŻUBROFFKA International Short Film Festival, o Academic Film Center e o European Roma Institute for Arts and Culture, a edição de 2026 aprofunda o eixo transversal HOME através de múltiplas perspectivas sobre memória, território, deslocação, comunidade e pertença.
A competição oficial do BEAST 2026 reúne 27 curtas-metragens provenientes de diferentes geografias da Europa Central e de Leste, distribuídas pelas habituais quatro categorias competitivas do festival: EAST WAVE (ficção), EAST DOC (documentário), EXPERIMENTALEAST (experimental) e ANIMA EAST (animação).
Os filmes seleccionados percorrem paisagens íntimas e políticas marcadas por deslocação, memória, pertença e transformação, explorando relações entre território, comunidade, identidade e imaginação. Entre futuros incertos, arquivos familiares, ecossistemas frágeis, infâncias suspensas e espaços urbanos em mutação, as obras apresentadas cruzam diferentes linguagens cinematográficas e revelam uma forte presença de novas vozes do cinema contemporâneo da região.
Entre os destaques da competição encontram-se “Common Pear” (2025), de Gregor Božič, vencedor do Prémio FIPRESCI no Festival de Oberhausen e nomeado para os European Film Awards, e Dancing in the Corner, de Jan Bujnowski, apresentado na Semaine de la Critique do Festival de Cannes.
O filme de abertura da edição deste ano será “Love is Not an Orange” (2022), da realizadora moldava Otilia Babara. Construído a partir de arquivos familiares, o documentário acompanha a relação entre mães moldavas emigradas após a queda da União Soviética e os filhos que permaneceram no país, revelando uma história profundamente íntima sobre separação, cuidado e distância.
Em double-bill com a sessão de abertura (e sob o título de secção PLACE HOLDER), o festival exibe o mais recente trabalho de Tudor Cristian Jurgiu: “On Our Own” (2026), que teve estreia na Berlinale deste ano.
A secção especial CHARLI GOES TO WARSZAWA apresenta “Erupcja” (2025), de Pete Ohs, protagonizado por Charli XCX e Lena Gorá. Passado em Varsóvia, o filme acompanha o reencontro entre duas amigas cuja relação parece marcada por uma coincidência persistente: sempre que se cruzam, há um vulcão em erupção algures no mundo.
Entre poesia, desejo, instabilidade emocional e relações suspensas no tempo, “Erupcja” constrói uma narrativa onde as paixões românticas surgem como forças sísmicas capazes de transformar — e desorganizar — a vida quotidiana.
O BEAST mantém a sua prática de colaborações. Este ano, conta com a secção FESTIVAL VISIT, com o Zubroffka International Short Film Festival como festival convidado. Com dois programas: EASTWARD WINDOW reúne alguns dos mais relevantes filmes independentes provenientes de países pós-socialistas, estabelecendo pontes culturais e artísticas entre Leste e Oeste, FILM PODLASIE ATTACK PORTO propõe um encontro informal entre cinema, gastronomia e identidade regional, inspirado pela região polaca de Podlasie.
Os programas cruzam humor, memória, absurdo e observação social, revelando diferentes modos de habitar territórios periféricos e em transformação. Entre os filmes apresentados encontram-se obras de Tomasz Popakul, anteriormente nomeado para os Annie Awards e pré-selecionado para os Óscares, e de Matúš Vizár, cuja filmografia passou pela Cinéfondation do Festival de Cannes.
O festival dá continuidade à secção AMARO KINO – ROMANI SHORT FILMS, desenvolvida em colaboração com o European Roma Institute for Arts and Culture (ERIAC). Reunindo documentário e ficção, o programa centra-se em histórias e perspectivas da comunidade Roma contemporânea, abrindo espaço para narrativas sobre identidade, marginalização e pertença. Entre corridas de carros, conflitos geracionais, deslocações forçadas e quotidianos invisibilizados, os filmes apresentados afirmam a importância de criar espaço para que vozes Roma possam ser vistas e ouvidas nos seus próprios termos.
A programação de 2026 inclui ainda um conjunto de sessões especiais dedicadas ao cinema experimental, à animação, aos arquivos audiovisuais e às relações entre espaço urbano, memória e tecnologia. Em colaboração com o Academic Film Center, o BEAST apresenta MEETING AT THE KINO KLUB, um programa que homenageia a tradição dos Kino Klubs da antiga Jugoslávia Socialista e o papel do Academic Film Center de Belgrado como espaço de experimentação cinematográfica desde 1958. O programa reúne obras de realizadoras de diferentes gerações, atravessando diários filmados, arquivos pessoais e ensaios audiovisuais.
Na secção VIDEO ESSAYS, o programa Grounds for Speculation, do artista checo Oskar Helcel, vencedor do Prémio Jindřich Chalupecký em 2024, reflete sobre privatização do espaço público, gentrificação e capitalismo tardio na cidade contemporânea, aproximando as transformações urbanas de Praga e Porto através de vídeo-ensaios performativos marcados pelo humor e pela crítica política.
O festival apresenta ainda EAST-TOONS, uma sessão dedicada a séries de animação e imaginários televisivos da infância na Europa de Leste, revisitando universos visuais, personagens e linguagens que marcaram diferentes gerações e explorando a televisão como espaço afetivo de memória coletiva, nostalgia e construção imaginária de casa.
O festival integra ainda a rede Eastern European Film Festival Network (EEFFN), uma colaboração entre festivais dedicados à promoção do cinema da Europa de Leste. No âmbito desta parceria, o BEAST apresenta “Perla” (2025), de Alexandra Makarová, vencedor do prémio EEFFN 2026.
O filme acompanha uma artista dissidente na Viena dos anos 80 cuja vida é transformada pelo regresso inesperado do ex-companheiro, desencadeando uma viagem de regresso à Checoslováquia marcada por memória, risco e reconstrução familiar.
A programação paralela do BEAST 2026 expande o festival para além do cinema, reunindo iniciativas dedicadas à escuta, à performance e à criação de espaços de encontro entre comunidades artísticas independentes.
Em colaboração com a Rádio Quântica e várias rádios comunitárias da Europa Central e de Leste — incluindo IDA Radio, Tīrkultūra, Mutant Radio, Radio Vilnius, Lahmacun Radio, Cashmere Radio, Black Rhino e Radio Kapital —, o festival promove transmissões especiais nos dias 6 e 7 de Junho, tal como uma conversa no Café-Bar do Batalha – Centro de Cinema, de foco no modus operandi destes espaços de curadoria e cultura independente.
A programação integra ainda uma noite de performance na Central Eléctrica – CRL: My Dislocated Flesh. Com curadoria de MOFO Collective, com participação de Boji Ro & Sasha Malyuk, Dim, Maria Lemberk, 2rana_3crana, Calgon e Marie Dior, num evento solidário de apoio à ONG ucraniana Insight e à comunidade LGBTQIA+ na Ucrânia.
O BEAST 2026 decorre em vários espaços da cidade do Porto, incluindo o Batalha – Centro de Cinema, o Cinema Passos Manuel, o Cinema Trindade, a Casa Comum, Central Eléctrica, Sigilo e Rádio Quântica. A programação completa pode ser consultada no site do festival.

