LUX – Prémio Europeu do Público 2022: “Fogo-Fátuo” de João Pedro Rodrigues, é um dos cinco finalistas

fogo-fatuo-2022-1 fogo-fatuo-2022-1

São já conhecidos os finalistas do LUX – Prémio Europeu do Público para o Cinema, atribuído pelo Parlamento Europeu e pela Academia de Cinema Europeu, que pela primeira vez selecciona cinco filmes em vez de três. As votações estão a decorrer em forma de classificação (de 1 a 5 estrelas) no site, até ao dia 12 de junho de 2023.

Um dos finalistas é português, “Fogo-Fátuo”, uma fantasia musical em tom de comédia do cineasta João Pedro Rodrigues. O filme, uma coprodução luso-francesa, tem feito um notável percurso pelos festivais nacionais e internacionais desde a sua estreia na Quinzena dos Realizadores de Cannes.

Os restantes finalistas que estão na corrida ao Prémio Europeu do Público são filmes premiados: “Alcarràs”, de Carla Simón (Espanha), “Burning Days”, de Emin Alper (Turquia), “Close”, de Lucas Dhont (Bélgica), “Triângulo da Tristeza”, de Ruben Östlund (Suécia).

Este prémio de cinema do Parlamento Europeu foi criado em 2007. “Os filmes nomeados sensibilizam para as questões sociais e políticas actuais, envolvem audiências em debates sobre a Europa de uma forma que realmente fala com eles e refletem a beleza e a diversidade do cinema europeu.”

O vencedor do LUX – Prémio Europeu do Público será revelado no dia 14 de junho de 2023, numa cerimónia em Estrasburgo.

Em 2022 o vencedor foi um filme da Bósnia, “Quo Vadis, Aida?”, de Jasmila Žbanić, um drama de guerra baseado em factos reais, num dos maiores massacres da Guerra da Bósnia, nos anos 1990.

Skip to content