O Maia International Film Festival entra em contagem decrescente para a sua 2.ª edição, que decorrerá no Fórum Maia, entre 30 de Abril e 3 de Maio, e contará com a presença de várias figuras do cinema, teatro e televisão, como os actores Miguel Nunes, Beatriz Godinho, Vicente Wallenstein, Oceana Basílio, Carolina Amaral, Pedro Hossi, João Vicente, entre outros.
Entre os destaques da programação, sublinha-se a presença do realizador lituano Algimantas Puipa, que irá estrear no Festival o filme “The Night Screening” e conduzir uma masterclass.
Também marcará presença Margarida Cardoso, premiada realizadora portuguesa reconhecida pelo filme “A Costa dos Murmúrios”, onde explora, de forma singular, as temáticas colonial e pós-colonial, traço recorrente na sua obra.
O Festival
Promovido pela Câmara Municipal da Maia, o Festival celebra o melhor do cinema internacional, reunindo obras de cineastas de vários pontos do mundo.
A programação propõe uma viagem por diferentes géneros, com longas-metragens de ficção, documentários e animações que prometem conquistar todos os públicos.
A pensar nos miúdos, o Festival reserva também um momento especial: no dia 3 de Maio, às 11h00, haverá uma sessão gratuita dedicada ao público infantil, com a exibição do filme “Mary e a Flor da Feiticeira”, do realizador japonês Hiromasa Yonebayashi.
E os bilhetes?
Os bilhetes para o Maia International Film Festival já se encontram disponíveis para compra em https://forummaia.bol.pt/. O bilhete único tem o valor de 3,00€, enquanto o bilhete duplo poderá ser adquirido por 5,00€.
Quem irá avaliar a selecção?
Os filmes em concurso serão avaliados por alguns nomes de destaque.
Entre eles, o cineasta João Nuno Pinto, cujo último filme, “Mosquito” (2020), venceu o Prémio da Crítica em São Paulo, Brasil, e conquistou seis Prémios Sophia. O seu próximo trabalho, “18 Holes to Paradise”, estreia este ano e será o primeiro filme português com certificação internacional Green Film.
A actriz e encenadora Linda Rodrigues é outro elemento do júri. Recebeu o Grande Prémio de Teatro (Inatel, 2013) e uma menção de melhor actriz principal no filme “Alice”, em Los Angeles.
Destaca-se ainda o actor, encenador e dramaturgo Mário Moutinho. No cinema, realizou “Lugar Comum” e “Making of Coisas e Loiças”, produziu filmes de André Delhaye e Paulo Castro, e trabalhou como actor com Manoel de Oliveira, António Pedro Vasconcelos e Rodrigo Areias.
Integra também o júri a artista plástica Manuela Pimentel, que em 2013 cofundou o projecto CAIXA arte contemporânea e colabora regularmente em cenografia para teatro e cinema.
Por fim, o realizador galego Eloy Domínguez Serén, cujos filmes foram programados em festivais como o IDFA, Mar del Plata, Visions du Réel e Clermont-Ferrand, além de terem sido exibidos em espaços culturais como o Anthology Film Archives e o Centre Pompidou.
Programação:
30 abril
21h – Porto D’Honra | Sessão de abertura e estreia internacional do filme “The Night Screening” (LT), de Algimantas Puipa (entrada por convite)
1 maio
11h – “Guitar Barrel Project” (PT), de Hélder Faria
14h30 – “Rabia” (DE/FR), de Mareike Engelhardt | Estreia nacional – Competição Oficial
16h30 – “Robot t-0” (FR), de Giulio Callegari | Estreia nacional – Competição Oficial
18h30 – “Moon” (AT), de Kurdwin Ayub | Estreia nacional – Competição Oficial
21h30 – “A Woman and Her Four Men” (LT), de Algimantas Puipa | Estreia internacional – Sessão especial
Masterclass com Algimantas Puipa | Entrada Livre
2 maio
14h30 – “Rhythm of Dammam” (IN), de Jayan Cherian | Estreia nacional – Competição Oficial
16h30 – “Kino” (DE), de Pourya Pour | Estreia nacional – Competição Oficial
18h30 – “The Hyperboreans” (CL), de Cristóbal León & Joaquín Cociña | Estreia nacional – Competição Oficial
21h30 – “Costa dos Múrmurios” (PT), de Margarida Cardoso | Sessão especial
23h45 – “Delirio” (CR), de Alexandra Latishev | Estreia nacional – Competição Oficial
3 maio
11h – “Mary e a Flor da Feiticeira” (JP), de Hiromasa Yonebayashi (sessão infantil | entrada gratuita)
14h – “Dragon Dialation” (FR), de Bertrand Mandico | Estreia nacional – Competição Oficial
16h15 – “MA Cry of Silence” (MM), de The Maw Naing | Estreia nacional – Competição Oficial
17h45 – Masterclass e Conversas sobre Cinema – com Margarida Cardoso, Miguel Nunes, Beatriz Godinho, António Durães, Pedro Hossi, Oceana Basílio (entrada livre)
21h – Sessão de encerramento e sessão especial do filme “Banzo” (PT), de Margarida Cardoso (entrada por convite)