Manoel de Oliveira_1

Comemora-se amanhã, 11 de dezembro, o 106º aniversário daquele que é um dos maiores cineastas do mundo, o mestre Manoel de Oliveira. Esta terça-feira Oliveira foi distinguido com a Grande Oficial da Legião de Honra de França, atribuída pelo Estado francês, numa cerimónia que decorreu no Museu de Serralves, no Porto. Oliveira agradeceu da seguinte forma: “Os meus filmes são cada vez mais curtos e os meus discursos também. Obrigado à França. Viva o cinema!”.

A Midas Filmes comemora assim, no dia do seu aniversário, com a estreia do seu mais recente filme, “O Velho do Restelo”, complementado por outros três filmes curtos de Manoel de Oliveira.

No dia mesmo em que comemoraremos mais um aniversário de Manoel de Oliveira, estreia o seu mais recente filme, “O Velho do Restelo”, que este ano teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza e entretanto passou já por alguns dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo como Toronto,  Nova Iorque, São Paulo e Viena. Nos seus belíssimos 19 minutos, em “O Velho do Restelo” “Oliveira reúne num banco do século XXI Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões e os escritores Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco. Juntos, levados pelos movimentos telúricos do pensamento, eles deambulam entre o passado e o presente, derrotas e glórias, vacuidade e alienação, em busca da inacessível estrela.” Com este filme, rodado no Porto no início deste ano, regressam ou são estreados nas salas de cinema, outros três filmes do realizador, todos eles directamente relacionados com a sua cidade natal: o hoje mítico Douro, Faina Fluvial”, de 1931 mas na versão que Manoel de Oliveira refez com música de Emanuel Nunes em 1994; “O Pintor e a Cidade”, belíssima digressão pelo Porto com o pintor António Cruz; e “Painéis de São Vicente – Visão Poética”, uma brilhante revisitação dos painéis de Nuno Gonçalves, produzido para a Fundação de Serralves.

Este programa Manoel de Oliveira – 4 Filmes é uma iniciativa da Midas Filmes com a colaboração de O SOM E A FÚRIA | NOS LUSOMUNDO AUDIOVISUAIS | FUNDAÇÃO DE SERRALVES | MANOEL DE OLIVEIRAe o apoio de CINEMATECA PORTUGUESA | IRMÃ LÚCIA | GRUPO NOVA IMAGEM | RTP | PORTO POST DOC | CINEMA IDEAL LISBOA. Estreia a 11 de dezembro em Lisboa no Cinema IDEAL, no Porto no festival PORTO POST DOC e circulará depois por todo o país.

Manoel de Oliveira - 4 Filmes