“Mistérios de Lisboa” será exibida na RTP2

A mini-série, de seis episódios, “Mistérios de Lisboa” (2010) de Raúl Ruiz, vai ser exibida na RTP2 já no próximo domingo, dia 24 de Julho, em horário nobre. A RTP1 já exibiu a mini-série, em Maio, e foi vista por mais de 350 mil espectadores nacionais. A versão televisiva foi ainda transmitida em França pelo canal ARTE também em Maio, o primeiro episódio da série foi visto por 628 mil espectadores, representando o dobro da audiência média do canal franco-alemão.

 

A versão cinematográfica de “Mistérios de Lisboa”, que conta com 4h e 26 minutos, já foi exibida em Portugal, França, Suíça, Bélgica, Taiwan e Espanha mas tem ainda estreia assegurada em muitos outros países, entre os quais Estados Unidos da América, Japão, Brasil, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

 

“Mistérios de Lisboa” é a mais cara produção nacional, produzida pela CLAP Filmes, esta adaptação da obra de Camilo Castelo Branco já arrecadou importantes galardões, Concha de Prata para Melhor Realizador no Festival de San Sebastián, o Prémio Louis Delluc, o Prémio da Crítica na Mostra de Cinema de São Paulo, e os três galardões da categoria de Cinema nos Globos de Ouro nacionais (Melhor Filme, Melhor Actriz e Melhor Actor). Recentemente foi nomeado para o Prémio Lux, atribuído pelo Parlamento Europeu.

FONTE: Clap Filmes