Morreu esta terça-feira (21 de janeiro) Terry Jones, um dos fundadores do grupo britânico de humor Monty Python, e também ator, realizador, argumentista e historiador. O humorista, que sofria de demência, uma doença progressiva, morreu aos 77 anos, em Londres.

Nascido a 1 de fevereiro de 1942, Terence Graham Parry Jones foi um dos fundadores do grupo humorístico que revolucionou o humor, juntamente com Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin e Terry Gilliam (o único norte-americano no grupo e que se juntou mais tarde). Apresentaram-se em 1969 com o Monty Python’s Flying Circus, um programa de humor na BBC, que esteve em transmissão de outubro de 1969 até 1974. Como membro dos Monty Python, Jones é lembrado pelos seus papéis de mulheres de meia-idade e o odiado “homem na rua”. Normalmente escrevia sketches em parceria com Michael Palin.

Como realizador estreou-se em 1975 com o clássico “Monty Python e o Cálice Sagrado”, seguindo-se “A Vida de Brian” (1979), filme onde interpretou a mãe de Brian, e “O Sentido da Vida” (1983). Realizou ainda “Erik the Viking” (1989), um filme de fantasia,The Wind in the Willows” (1996) e Absolutely Anything – Uma Comédia Intergaláctica” (2015), uma comédia de ficção científica. Como ator participou em várias séries e filmes de televisão e teve participações em filmes como “Aventuras em Terras do Rei Bruno, o Discutível” (1977), Os Marretas contra-atacam” (1981), “Contado Ninguém Acredita” (2006).

Terry Jones é assim o segundo Monty Python a morrer depois de Graham Chapman, que morreu em 1989, aos 48 anos. Ficam agora quatro elementos do grupo. John Clesse escreveu a seguinte mensagem na sua conta do Twitter: “Acabei de ouvir sobre Terry J. Parece estranho que um homem com tantos talentos e entusiasmo sem fim tenha desaparecido tão gentilmente … Das suas muitas realizações, para mim o maior presente que ele nos deu foi a realização de ‘Life of Brian’. Perfeição. Dois já foram, faltam quatro.”

A sua morte deixa o humor e o cinema mais pobres e a vida menos sorridente.