Oprah Winfrey, James Earl Jones e Dick Smith vão receber Óscar Honorário

De acordo com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood vai ser atribuído, a 12 de Novembro, um Óscar honorário à apresentadora de televisão Oprah Winfrey, ao ator James Earl Jones e ao maquilhador Dick Smith. Esta será a terceira cerimónia consecutiva em que os Óscares Horários serão entregues numa cerimónia à parte, na apresentação dos Governors Awards. Em 2011 Coppola, Godard, Wallach e Brownlow foram os indicados a receber esta distinção, apesar de Godard ter recusado comparecer na cerimónia.

 

Desde que recebeu uma nomeação ao Óscar pela sua interpretação no filme “A Cor Púrpura”, a atriz apresentadora de televisão e produtora Oprah Winfrey passou a estabelecer-se como uma das figuras mais influentes no mundo do entretenimento e da filantropia. Ela foi especialmente dedicada a apoiar iniciativas educacionais e de sensibilização para as questões que afetam as mulheres e crianças, tanto nos Estados Unidos, como no resto do mundo. Os seus esforços humanos têm incluído a Rede de Oprah Angel, a Oprah Winfrey Foundation, e a Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls, que abriu na África do Sul em 2007.

 

James Earl Jones estreou-se no cinema em 1964, com “Dr. Estranho Amor”, de Stanley Kubrick. Em 1970 ganhou uma indicação ao Oscar pelo seu papel como pugilista Jack Jefferson em “The Great White Hope”. Jones já apareceu em mais de 50 filmes, incluindo “Claudine”, “Conan, o Bárbaro”, “Field of Dreams”, “Coming to America”, “A Caçada ao Outubro Vermelho”, “Patriot Games” e ” Clear and Present Danger “.

 

Dick Smith é um dos mais conhecidos maquilhadores, que já foi galardoado em 1984 pelo seu trabalho de caracterização em “Amadeus”, e recebeu ainda uma nomeação para “Dad” (1989). O seu trabalho é mais conhecido pelos filmes “O Padrinho”, “O Pequeno Grande Homem”, “O Exorcista” e “Taxi Driver”.

 

Os Óscares Honorários serão entregues, em Los Angeles, na cerimónia dos Governors Awards, a 12 de Novembro e a próxima edição da cerimónia de entrega dos Óscares realiza-se a 26 de Fevereiro de 2012.