Terminou à instantes a 84ª cerimónia dos Óscares, a noite mais aguardada do ano, apresentada pelo veterano anfitrião Billy Cristal. Com um número de abertura relativamente curto e simples, prestou-se homenagem aos nove nomeados. Durante toda a cerimónia foram projectados vários vídeos que relembravam alguns dos grandes clássicos do cinema. Mas o grande momento da cerimónia foi sem dúvida com o número do Cirque du Soleil, que, como sempre, encantou, fazendo referencia a momentos chave da história do cinema. Resumidamente, a 84ª edição dos Óscares foi dedicada ao Cinema, à 7ª arte, de uma forma simples, mas bela.
Melhor resultado não podia ter sido, de forma justa, “Hugo” e “O Artista” recebem 5 óscares cada, embora o primeiro sejam todos óscares técnicos e o segundo inclui três dos mais importantes (Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator). No fundo a festa é francesa, “O Arista” é o grande vencedor desta edição. Esta é uma edição histórica pelo facto de o filme que venceu o Óscar de Melhor Filme ser, pela primeira vez não é falado em inglês, mas sim em francês.
As grandes surpresas foram na categoria de Melhor Atriz, entregue a Meryl Streep, que ganha o seu terceiro óscar (o último recebeu-o por “A Escolha de Sofia“, em 1983); Melhor Documentário, entregue a “Undefeated”; de Melhor Efeitos Especiais, entregue a “Hugo”. Esta edição fica também marcada pela atribuição do óscar de Melhor Ator Secundário a Christopher Plummer por “Beginners“, que recebe finalmente um óscar, aos 82 anos. “Rango” venceu na categoria de Melhor Filme de Animação e “A Separation” (Irão) na de Melhor Filme Estrangeiro. Foi uma cerimónia sem grandes surpresas, mas bem feita, com Cristal a provar que ainda é capaz de apresentar os Óscares. Termina assim a temporada de prémios 2011.
Melhor Filme
The Artist
Melhor Realizador
Michel Hazanavicius por The Artist
Melhor Ator
Jean Dujardin por The Artist
Melhor Atriz
Meryl Streep por The Iron Lady
Melhor Ator Secundário
Christopher Plummer por Beginners
Melhor Atriz Secundária
Octavia Spencer por The Help
Melhor Argumento Original
Midnight in Paris por Woody Allen
Melhor Argumento Adaptado
The Descendants
Melhor Filme de Animação
Rango
Melhor Direção Artística
Hugo
Melhor Fotografia
Hugo
Melhor Guarda Roupa
The Artist
Melhor Documentário
Undefeated
A Separation (Irão)
Melhor Maquilhagem
The Iron Lady
Melhor Banda Sonora
The Artist por Ludovic Bource
Melhor Canção Original
Man or Muppet – The Muppets
Melhor Edição de Som
Hugo
Melhor Mistura de Som
Hugo
Melhor Efeitos Visuais
Hugo
Melhor Filme de Animação (Curta-metragem)
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
Melhor Curta-Metragem
The Shore
Melhor Documentário (Curta-metragem)
Saving Face