Óscares 2014: Vencedores

Óscares 2014 - Vencedores_3

Terminou há instantes a 86ª cerimónia dos Óscares, apresentada por Ellen DeGeneres, que regressa aos Óscares sete anos depois de ter apresentado pela primeira vez, em 2007. Foi uma cerimónia sem surpresas. “12 Anos Escravo” venceu o Óscar de Melhor Filme e ainda o de Melhor Atriz Secundária (Lupita Nyong’o) e Melhor Argumento Adaptado. Mas foi “Gravidade” quem conquistou mais estatuetas douradas, sete no total, Melhor Realizador (Alfonso Cuaron), Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Banda Sonora Original (Steven Price), Melhor Mistura de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.

O drama “O Clube de Dallas” conquistou, o Óscar de Melhor Maquilhagem e Cabelo e, sem qualquer surpresa, os dois Óscares de interpretação masculina, Matthew McConaughey venceu o de Melhor Ator e Jared Leto, que recebeu o primeiro Óscar da noite e fez um dos mais belos discursos dos Óscares, tendo feito uma referência oportuna à situação na Ucrânia e Venezuela, o de Melhor Ator Secundário. A atriz australiana Cate Blanchett venceu conforme previsto o Óscar de Melhor Atriz, por “Blue Jasmine”“Frozen – O Reino do Gelo”, da Disney, venceu na categoria de Melhor Filme de Animação e na de Melhor Canção Original. O filme italiano “A Grande Beleza” venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e “20 Feet from Stardom” na de Melhor Documentário.

Ellen fez um monólogo ‘morno’ e no geral a cerimónia foi fraca em termos de entretenimento, tendo tido apenas dois momentos de bom humor. Um deles foi uma selfie que Ellen tirou com um Galaxy S5 a Meryl Streep e muitas outras estrelas que se juntaram depois, com o objectivo de desafiar os espectadores dos Óscares a baterem um recorde de retweets com esta foto. E conseguiu. Em pouco mais de uma hora a foto bateu a barreira dos 100,000 retweets, um recorde. O segundo momento divertido por parte de Ellen foi a entrega de pizzas em pratos de plástico. A cerimónia ficou ainda marcada por ter homenageado os heróis do cinema e ter feito um tributo aos 75 anos de “O Feiticeiro de Oz” (1939).

 

Melhor Filme

12 Years a Slave

Melhor Realizador

Alfonso Cuaron, por Gravity

Melhor Ator

Matthew McConaughey, em Dallas Buyers Club 

Melhor Atriz

Cate Blanchett, em Blue Jasmine

Melhor Ator Secundário

Jared Leto, em Dallas Buyers Club 

Melhor Atriz Secundária

Lupita Nyong’o, em 12 Years a Slave

Melhor Argumento Original

Her, por Spike Jonze

Melhor Argumento Adaptado

12 Years a Slave, por John Ridley

Melhor Filme de Animação

Frozen

Melhor Filme Estrangeiro

The Great Beauty (Itália)

Melhor Documentário

20 Feet from Stardom 

Melhor Design de Produção

The Great Gatsby

Melhor Fotografia

Gravity

Melhor Guarda-Roupa

The Great Gatsby

Melhor Montagem

Gravity

Melhor Maquilhagem e Cabelo

Dallas Buyers Club

Melhor Banda Sonora Original

Gravity, de Steven Price

Melhor Canção Original

“Let it Go”, de Frozen

Melhor Edição de Som

Gravity

Melhor Mistura de Som

Gravity

Melhores Efeitos Visuais

Gravity

Melhor Curta de Animação

Mr. Hublot

Melhor Curta Live-Action

Helium

Melhor Curta Documental

The Lady in Number 6: Music Saved My Life

Óscares 2014 - Vencedores_2