DUMPLING BOY -- In Disney•Pixar’s all-new short “Bao,” a dumpling springs to life as a lively, giggly, dumpling boy, giving an aging Chinese mom another chance at motherhood. When Dumpling starts growing up fast, however, Mom must come to the realization that nothing stays cute and small forever. Directed by Domee Shi, “Bao” opens in theaters on June 15, 2018, in front of “Incredibles 2.” ©2018 Disney•Pixar. All Rights Reserved.

Óscares 2019: Melhor Curta-Metragem de Animação – Previsões

A corrida aos Óscares de 2019 para a categoria de Melhor Curta de Animação é liderada pelos estúdios da Pixar, com “Bao”, e da DreamWorks, com “Bilby” e “Bird Karma”.

“Bao”, que estreou juntamente com “The Incredibles 2: Os Super-Heróis”, é realizado por Domee Shi, a primeira mulher a realizar uma curta da Pixar. A história é baseada na infância da cineasta e acompanha Bao, um bolinho de massa, que confere uma segunda oportunidade a uma mãe que sofre de síndrome do ninho vazio, uma condição que se caracteriza pelo aparecimento de quadros depressivos, sobretudo nas mães, com a saída dos filhos de casa.

“Bilby”, situado na Austrália rural, segue o marsupial Perry nos obstáculos da paternidade depois de salvar uma cria de ave dos seus predadores. A curta é realizada por Pierre Perifel, JP Sans e Liron Topaz e nasce de “Larrikins”, uma longa cancelada em março de 2017 que, se tivesse tido luz verde, teria sido o primeiro filme da DreamWorks a ser distribuído pela Universal.

Com “Bird Karma”, o cineasta William Salazar, que trabalhou em “O Panda do Kung Fu”, teve a oportunidade de concluir uma curta iniciada há 20 anos. Inspirada numa fábula indiana e produzida em animação tradicional, a curta narra a história de um pássaro de pernas longas que tenta repetidamente apanhar um peixe colorido.

“Weekends”, uma história semiautobiográfica de Trevor Jimenez, story artist dos estúdios da Pixar, é também candidato à estatueta e talvez uma das mais interessantes. Desenhada totalmente à mão, a curta situa-se em Toronto, nos anos 80, e segue um rapaz que passa a sua vida entre as casas dos pais divorciados, misturando imagens surrealistas e “drama doméstico”.

A 91.ª cerimónia da academia terá lugar no dia 24 de fevereiro de 2019.

Favoritos:

“Age of Sail”, 2018, Google Spotlight Stories e Chromosphere

“Bao”, 2018, Pixar

“Bilby”, 2018 DreamWorks

“Bird Karma”, 2018, DreamWorks

“Weekends”, 2017, Past Lives Productions

Outros candidatos:

“Animal Behaviour”, National Film Board of Canada

“La Chute”, 2018, Sacrebleu Productions

“La Noria”, 2018, NightWheel Pictures

“Late Afternoon”, 2017, Cartoon Saloon

“Solar Walk”, 2018, The Animation Workshop