A corrida aos Óscares de 2019 para a categoria de Melhor Curta de Animação é liderada pelos estúdios da Pixar, com “Bao”, e da DreamWorks, com “Bilby” e “Bird Karma”.

“Bao”, que estreou juntamente com “The Incredibles 2: Os Super-Heróis”, é realizado por Domee Shi, a primeira mulher a realizar uma curta da Pixar. A história é baseada na infância da cineasta e acompanha Bao, um bolinho de massa, que confere uma segunda oportunidade a uma mãe que sofre de síndrome do ninho vazio, uma condição que se caracteriza pelo aparecimento de quadros depressivos, sobretudo nas mães, com a saída dos filhos de casa.

“Bilby”, situado na Austrália rural, segue o marsupial Perry nos obstáculos da paternidade depois de salvar uma cria de ave dos seus predadores. A curta é realizada por Pierre Perifel, JP Sans e Liron Topaz e nasce de “Larrikins”, uma longa cancelada em março de 2017 que, se tivesse tido luz verde, teria sido o primeiro filme da DreamWorks a ser distribuído pela Universal.

Com “Bird Karma”, o cineasta William Salazar, que trabalhou em “O Panda do Kung Fu”, teve a oportunidade de concluir uma curta iniciada há 20 anos. Inspirada numa fábula indiana e produzida em animação tradicional, a curta narra a história de um pássaro de pernas longas que tenta repetidamente apanhar um peixe colorido.

“Weekends”, uma história semiautobiográfica de Trevor Jimenez, story artist dos estúdios da Pixar, é também candidato à estatueta e talvez uma das mais interessantes. Desenhada totalmente à mão, a curta situa-se em Toronto, nos anos 80, e segue um rapaz que passa a sua vida entre as casas dos pais divorciados, misturando imagens surrealistas e “drama doméstico”.

A 91.ª cerimónia da academia terá lugar no dia 24 de fevereiro de 2019.

Favoritos:

“Age of Sail”, 2018, Google Spotlight Stories e Chromosphere

“Bao”, 2018, Pixar

“Bilby”, 2018 DreamWorks

“Bird Karma”, 2018, DreamWorks

“Weekends”, 2017, Past Lives Productions

Outros candidatos:

“Animal Behaviour”, National Film Board of Canada

“La Chute”, 2018, Sacrebleu Productions

“La Noria”, 2018, NightWheel Pictures

“Late Afternoon”, 2017, Cartoon Saloon

“Solar Walk”, 2018, The Animation Workshop