Nesta semana, a Academia Brasileira de Cinema divulgou a lista preliminar de filmes que competem para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional na 97.ª edição dos Óscares, em 2025.
A comissão, presidida pela atriz e realizadora Bárbara Paz e composta por 25 membros titulares, seleccionou os seguintes títulos:
“A Metade de Nós”, de Flávio Botelho
“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles
“Cidade Campo”, de Juliana Rojas
“Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge
“Levante”, de Lillah Halla
“Motel Destino”, de Karim Aïnouz
“Ninguém Sai Vivo Daqui”, de André Ristum
“O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini
“Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges
“Sem Coração”, de Nara Normande e Tião
“Vermelho Monet”, de Halder Gomes
“Votos”, de Ângela Patrícia Reiniger
Elegibilidade
Para que um filme brasileiro seja candidato à indicação na categoria de Melhor Filme Internacional dos Óscares® 2025, ele deve cumprir alguns critérios específicos.
As obras devem ser lançadas no Brasil entre 1 de novembro de 2023 e 30 de setembro de 2024. Além disso, precisam ser exibidas publicamente pela primeira vez por pelo menos sete dias consecutivos num cinema comercial, com fins lucrativos, beneficiando o produtor e o exibidor.
A Academia permite que os filmes também possam qualificar-se fora do país de origem, desde que sejam exibidos por um mínimo de sete dias consecutivos num cinema comercial fora do território dos Estados Unidos, com entrada paga.
Se a estreia comercial do filme ocorrer após o prazo de inscrição na Academia (20 de agosto de 2024), a produtora deve enviar uma carta à Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, assinada pelo distribuidor do filme, especificando a data de estreia, o cinema, a cidade e confirmando os sete dias mínimos de exibição até ao prazo máximo estabelecido pela AMPAS na Regra 15.
Importa destacar que os filmes candidatos não podem ter sido exibidos na televisão aberta, fechada ou em plataformas OTT/Streaming antes da sua estreia comercial nos cinemas.
Próximos passos até à premiação
A Comissão de Seleção, sob a liderança de Bárbara Paz, irá reunir-se em duas ocasiões: a primeira reunião terá lugar no dia 16 de setembro, uma segunda-feira, onde serão selecionados seis títulos entre os inscritos; a segunda e última reunião será no dia 23 de setembro, também numa segunda-feira, para determinar o título que representará o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional nos Óscares 2025.
O título escolhido será anunciado através de um comunicado de imprensa e nas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema.
A lista preliminar para a categoria de Melhor Filme Internacional será divulgada pela Academia dos Óscares no dia 17 de dezembro. O anúncio dos filmes nomeados aos Óscares, incluindo os seleccionados para a categoria de Melhor Filme Internacional, será feito no dia 17 de janeiro.