“Para Sama”, um documentário sobre o conflito na Síria visto por uma mulher

Realizado por Waad Al-Kateab e Edward Watts, “Para Sama” é uma épica jornada sobre a experiência de uma mulher na guerra, um relato real sobre o conflito na Síria, sob o ponto de vista de uma mulher, Waad Al-Kateab. Ao contrário de outros filmes sobre o mesmo tema, este oferece uma visão da experiência feminina na guerra.

Nomeado para o Óscar de Melhor Documentário, o filme já venceu dezenas de prémios em todo o mundo, como o Prémio de Melhor Filme Independente, Melhor Documentário e Melhor Realizador nos British Independent Film, o Prémio Golden Eye no Festival de Cannes, o Prémio de Melhor Documentário nos Prémios do Cinema Europeu, o Prémio de Melhor Documentário Internacional no Hot Docs – Festival Internacional de Documentários do Canadá.

“Para Sama” é simultaneamente uma viagem íntima e épica pela experiência feminina da guerra. Uma carta de amor de uma jovem mãe para a sua filha, o filme conta a história de vida de Waad al-Kateab durante cinco anos de revolta em Alepo, na Síria, ao mesmo tempo que se apaixona, se casa e tem a filha Sama, tudo enquanto o conflito devastador cresce à sua volta.

A sua câmara captura histórias incríveis de perda, alegria e sobrevivência enquanto Waad luta com uma escolha impossível – fugir ou não da cidade para proteger a vida da filha, quando sair significa abandonar a luta pela liberdade, pela qual já sacrificou tanto.

“Para Sama” estreia nas salas de cinema portuguesas a 30 de janeiro.