Pinoquio

“Pinóquio” de Guillermo del Toro: Animação em stop motion ganha teaser

Netflix divulgou nesta segunda-feira (24) o primeiro teaser de “Pinóquio”, nova adaptação do conto de fadas que chama a atenção por ser comandada por Guillermo del Toro. Nestas primeiras movimentações publicitárias, porém, o chamariz principal é a animação stop motion empregada para dar vida à história, com destaque inicial ao Grilo Falante dublado por Ewan McGregor na versão original.

De acordo com a Netflix, a previsão inicial é que o longa chegue ao serviço apenas em dezembro, por enquanto sem planos divulgados de distribuição nos cinemas. Del Toro, lança essa semana (dia 27) nos cinemas portugueses o seu Nightmare Alley.

A animação em stop-motion vai contar uma versão altamente estilizada da fábula de Carlo Collodi (1826-1890), que será passada nos anos 1930, durante a ascensão do fascismo na Itália de Mussolini. A trama é descrita como uma história de amor e desobediência, mostrando como Pinóquio luta para corresponder às expectativas de seu pai.

A animação é realizada por Del Toro em parceria com Mark Gustafson, animador de “O Fantástico Senhor Raposo” (2009),  o argumento é assinado por Patrick McHale, que é criador da minissérie animada “Over the Garden Wall” e argumentista de alguns episódios de “Adventure Time”. O design da produção se inspirou na arte de Gris Grimly, ilustrador de livros infantis, que concebeu o visual de um “Pinóquio” gótico em 2002.

A produção, por sua vez, conta com parcerias com a Jim Henson Company (“O Cristal Encantado: A Era da Resistência”) e a ShadowMachine (“BoJack Horseman”), e ainda terá fantoches criados pela produtora Mackinnon and Saunders (“A Noiva Cadáver”).

Destacamos que “Pinóquio” no momento é uma história em alta nos cinemas. Junto do filme da Netflix, 2022 ainda promete uma versão em live-action da Disney com Tom Hanks no papel de Gepeto, fora a versão de 2019 de Roberto Benigni que acabou indicado a duas categorias do último Óscar.

O elenco de vozes da animação é composto pelo estreante Gregory Mann como Pinóquio, Ewan McGregor (“Halston”) como o Grilo Falante e David Bradley (“Game of Thrones” e “Harry Potter”) como Gepetto, além de Cate Blanchett (“Nightmare Alley”), Tilda Swinton (“Crónicas de França”), Tim Blake Nelson (“Watchmen”), Finn Wolfhard (“Stranger Things”), Ron Perlman (“Hellboy”), Christoph Waltz (“Sacanas sem Lei”), John Turturro (“The Batman”) e Burn Gorman (“The Expanse”).

A Netflix ainda não divulgou a sinopse da animação. Estreia prevista para dezembro deste ano.

 

Tradução em português.

Skip to content