pinoquio-matteo-garrone-2020-3

“Pinóquio”, de Matteo Garrone, estreia em novembro nas salas de cinema

A nova adaptação live-action de “Pinóquio”, realizada por Matteo Garrone, que conta com Roberto Benigni no papel de Geppetto, vai estrear nas salas de cinema a 5 de novembro e vai ser o filme de abertura da 13ª edição da Festa do Cinema Italiano (a 4 de novembro).

O solitário carpinteiro Geppetto (Roberto Benigni) constrói um boneco em madeira que ganha vida, como que por magia. Invadido por uma felicidade inesperada, Geppetto logo adota a criança, a quem chama Pinóquio (Federico Ielapi). Desobediente ao pai, Pinóquio é manipulado por estranhos que o conduzem a uma série de infortúnios quase fatais. Posto à prova uma e outra vez nas suas aventuras por terras incríveis, Pinóquio terá de encontrar o caminho para concretizar o seu maior desejo: ser um menino de verdade.

Com argumento escrito por Matteo Garrone e Massimo Ceccherini, esta nova adaptação mostra o lado mais sombrio da história escrita há 130 anos por Carlo Collodi, naquela que é já considerada a mais fiel adaptação do clássico infantil.

“Pinóquio”, um dos filmes mais esperados do ano, é uma coprodução entre França e Itália, que conta no elenco com Federico Ielapi, Gigi Proietti, Rocco Papaleo, Massimo Ceccherini, Matilda De Angelis, Alida Baldari Calábria, Alessio Di Domenicantonio, Maria Pia Timo e Davide Marotta.

Exibido no 70.º Festival de Cinema de Berlim, “Pinóquio” foi o segundo filme mais premiado na 65.ª edição dos prémios David, para os quais esteve nomeado em 15 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Maquilhagem (Mark Coulier) e Melhor Compositor (Dario Marianelli).