5   +   9   =  

POSTERMANIA_banner

POSTERMANIA é uma rubrica dedicada exclusivamente aos cartazes de cinema. Um espaço onde domina a imagem e onde se poderá ver posters clássicos, retrospectivas, remakes, entre outras coisas. Os cartazes de cinema são um meio publicitário e ao mesmo tempo artístico para atrair o público a ver determinado filme.

O Postermania dedica o seu espaço ao mestre francês da comédia, Jacques Tati, alusivo ao Ciclo “Verão com Jacques Tati”, organizado pela Leopardo Filmes e a Medeia Filmes. Pela primeira vez realiza-se em Portugal um ciclo dedicado ao cinema de Tati, onde é apresentada a obra integral do realizador, em versões digitais restauradas. O ciclo arrancou no dia 20 de agosto em Lisboa, no Espaço Nimas e no dia 1 de setembro no Porto, no Teatro Municipal Campo Alegre.

A acompanhar o ciclo, o Espaço Nimas acolheu uma exposição de cartazes que a distribuidora Leopardo Filmes propôs a alguns dos mais conceituados ilustradores portugueses a criação de cartazes originais e exclusivos para os filmes de Tati: André Letria, Marta Monteiro, Madalena Matoso, Sara-a-dias, João Fazenda e Catarina Sobral.

  • Há Festa na Aldeia (Jour de fête, 1949) – ilustração de Sara-a-dias
  • As Férias do Sr. Hulot (Les vacances de Monsieur Hulot, 1953) – ilustração de Marta Monteiro
  • O Meu Tio (Mon oncle, 1958) – ilustração de Catarina Sobral
  • Play Time – Vida Moderna (Playtime, 1967) – ilustração de João Fazenda
  • Sim, Sr. Hulot (Trafic, 1971) – ilustração de André Letria
  • Parade (Parade, 1974) – ilustração de Madalena Matoso

Este slideshow necessita de JavaScript.