A exótica viagem pela Ásia do cineasta português Miguel Gomes, “Grand Tour”, foi o mais votado pelos leitores do Cinema Sétima Arte, tornando-se no vencedor do Prémio do Público, da 16.ª edição dos Prémios Cinema Sétima Arte.
O Cinema Sétima Arte considerou votações válidas todos os filmes que tivessem estreado comercialmente nas salas de cinema ou em plataformas de streaming em Portugal, entre 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2024. “Grand Tour” foi o favorito do público, com 46% dos votos. Entre os filmes mais votados estiveram por exemplo “Um Café e Um Par de Sapatos Novos” (15%), e “Vidas Passadas”, “Desconhecidos” e “Dune – Duna: Parte Dois”, todos com 4% dos votos.
As restantes categoria, Melhor Filme do Ano, Melhor Filme Português, Melhor Realização, Melhor Argumento e Melhor Interpretação, foram escolhidas pela equipa do Cinema Sétima Arte.
“Vidas Passadas”, da cineasta sul-coreana-canadense Celine Song, um romance moderno sobre o primeiro amor de infância e um retrato sobre os choques culturais e das realidades migratórias, foi considerado pela equipa do Cinema Sétima Arte o filme do ano. O filme ocupou o primeiro lugar da lista coletiva do site dos melhores filmes de 2024.
A primeira longa-metragem de ficção de Leonor Teles, “Baan”, foi considerado o melhor filme português de 2024, enquanto que “Anora”, de Sean Baker, venceu o prémio de melhor realização. “Anatomia de Uma Queda”, de Justine Triet, venceu nas categorias de melhor argumento e de melhor interpretação (Sandra Hüller).
Assim, o Cinema Sétima Arte atribui a “Vidas Passadas” (Coreia do Sul, EUA, 2023) o Prémio de Melhor Filme do Ano, juntando-se ao quadro de vencedores das edições anteriores: “Quem Quer Ser Bilionário” (Reino Unido, 2009), “A Rede Social” (EUA, 2010), “Cisne Negro” (EUA, 2011), “Amigos Improváveis” (França, 2012), “Django Libertado” (EUA, 2013) e “Grand Budapest Hotel” (EUA, 2014), “Mad Max: Estrada da Fúria” (EUA, 2015), “Eu, Daniel Blake” (Reino Unido, 2016), “Verão Danado” (Portugal, 2017), “Chama-me Pelo Teu Nome”, de Luca Guadagnino (EUA, 2017), “Parasitas” (Coreia do Sul, 2019), “Retrato da Rapariga em Chamas” (França, 2019), “A Metamorfose dos Pássaros” (Portugal, 2020), “Drive My Car” (Japão, 2021) e “Aftersun” (Reino Unido, 2022).
Prémios Cinema Sétima Arte 2024: Vencedores
Prémio do Público
Grand Tour, de Miguel Gomes
Melhor Filme do Ano
Vidas Passadas, de Celine Song
Melhor Filme Português
Baan, de Leonor Teles
Melhor Realização
Sean Baker, por Anora
Melhor Argumento
Anatomia de Uma Queda, por Justine Triet & Arthur Harari
Melhor Interpretação
Sandra Hüller, em Anatomia de Uma Queda