Os ciclos de cinema da RTP2 estão de volta e desta vez passam a ser à sexta-feira. O mês de fevereiro é dedicado ao Film Noir (ou Filme Negro), um termo que os críticos franceses usaram nos dramas negros a preto e branco de Hollywood dos anos 40. Este sub-género do filme policial teve as suas origens no expressionismo alemão dos anos 20, influenciado pela estética cinematográfica, por exemplo, dos filmes de Fritz Lang, e da estética dos filmes de terror dos anos 30.

Mas foi sobretudo durante e após da 2ª Guerra Mundial que o film noir se desenvolveu mais na adaptação de romances de suspense com protagonistas masculinos anti-heróis, muitos deles detectives privados solitários. Este género eternizou algumas das grandes estrelas do cinema, como Rita Hayworth, Laure Bacall, Humphrey Bogart, Peter Lorre, Barbara Stanwyck, entre muitos outros.

O ciclo da RTP2 reúne filmes como um dos maiores clássicos deste género, “Relíquia Macabra” (1941) de John Huston e “Ter ou Não Ter” (1942) de Howard Hawks. Todas as sextas-feiras, às 22h45, na RTP2, com um com o comentário ao filme, antes e depois, por um convidado.

 

5 fevereiro

Relíquia Macabra, de John Huston (1941)

12 fevereiro

O Desconhecido do Norte Expresso, de Alfred Hitchcock (1951)

19 fevereiro

Desengano, de Fritz Lang (1952)

16 fevereiro

Ter ou Não Ter, de Howard Hawks (1944)