O último filme de Hayao Miyazaki, “The Boy and the Heron” (“Kimitachi wa dô ikiru ka”), produzido pelos estúdios Ghibli, vai abrir a 71.ª edição do Festival Internacional de San Sebastián, que se realiza de 22 a 30 de setembro 2023.
Depois da sua estreia em julho no Japão, o mais recente trabalho de animação de Miyazaki vai estrear, como filme de abertura, a 7 de setembro no 48.º Festival Internacional de Cinema de Toronto (7 a 17 de setembro), no 61.º New York Film Festival (29 de setembro a 15 de outubro) e San Sebastián vai marcar a estreia europeia do filme.
Esta é a quarta vez que um filme do cineasta japonês é exibido no Festival de San Sebastian, mas é a primeira vez que participa na Seleção Oficial. O festival exibiu no passado “A Viagem de Chihiro” (2001), “Ponyo à Beira-Mar” (2008) e “As Asas do Vento” (2013).
O épico de animação de fantasia teve a maior estreia da história da Ghibli no fim-de-semana de estreia no Japão. O filme, escrito e realizado por Miyazaki e com banda sonora de Joe Hisaishi, segue um menino chamado Mahito Maki, que descobre uma torre abandonada na sua nova cidade e entra num mundo fantástico com uma garça cinza falante.
A Ghibli lançou o filme com os mínimos materiais de divulgação, sem trailer ou teaser disponíveis, apenas um cartaz e algumas imagens que vão caindo nas redes sociais.
— Studio Ghibli (@TheGhibliFamily) August 18, 2023