“Ser e Ter” é o filme do mês da Zero em Comportamento

ser-e-ter-06

“Ser e Ter” é o filme do mês (de setembro) da Zero em Comportamento – Associação Cultural, um documentário francês de 2002 que retrata uma escola de uma única turma, que reúne todas as crianças de uma aldeia em torno de um único professor dedicado.

Seleccionado para a competição oficial do Festival de Cannes 2002 e vencedor do Prémio de Melhor Documentário dos Prémios do Cinema Europeu (EFA), o realizador francês Nicolas Philibert, faz um retrato honesto e sensível de um professor que tem dedicado toda a sua vida à educação naquela escola, que junta crianças de várias idades. Neste filme descobrimos a escola da região rural de Auvergne onde Georges Lopez dá aulas a uma turma de crianças entre os quatro e os dez anos, ensinando-lhes as matérias correspondentes a cada idade, desde pintar, aprender as letras do alfabeto, contar ou até mesmo fazer crepes. A ano e meio da reforma, Georges dá uma lição de vida aos seus alunos – uma vida que, tal como todas as coisas, tem bons e maus momentos. Georges Lopez é um modelo de  sensibilidade e compreensão a lidar com crianças, nunca levantando a voz e falando directamente com eles, ajudando-os a resolver problemas relacionais e questões pessoais com um afecto tão notório como o respeito e a confiança que as crianças têm por ele.

ser-e-ter-02
“Ser e Ter”, um filme de Nicolas Philibert.

O filme estreia este em setembro em três salas: Biblioteca de Marvila (17 setembro), O Cinema da Villa – Cascais (18 setembro) e Biblioteca de Alcântara (25 setembro). A sessão na Biblioteca de Marvilla será seguida de uma conversa com Joana Guerra Tadeu (ativista pela justiça social e climática).

A sessão da Biblioteca de Marvila será seguida de um debate com Elisabete X. Gomes, Professora Adjunta de Pedagogia da Escola Superior de Educação de Setúbal. Exerce funções docentes nos cursos de Licenciatura em Educação Básica, Mestrado em Educação Pré-escolar e Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico; Também é membro do CICS.NOVA (Centro de Investigação Interdisciplinar em Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa).

O Filme do Mês é um novo projecto de exibição, pensado para o público adulto, com filmes sobre temas tão distintos como: Política, Economia, Direitos Humanos, Educação, Arquitectura e Urbanismo, Artes, Ciência e Ecologia, entre muitos outros temas que irão surgir com o tempo.

Skip to content