"Boyhood: Momentos de Uma Vida" (2014)_1

O ano de 2014 aproxima-se do fim, o que leva a que vários grupos de críticos de cinema de jornais, revistas e blogs façam uma selecção do que melhor se produziu no mundo cinematográfico em 2014. A primeira a fazê-lo foi a revista inglesa Sight & Sound, que revelou hoje o seu Top 20 do ano. Para a revista britânica o melhor filme de 2014 foi “Boyhood: Momentos de Uma Vida”, de Richard Linklater. Um filme que o realizador levou 12 anos a filmar, acompanhando em tempo real o crescimento do ator Ellar Coltrane. “Boyhood” estreou no Festival de Sundance, mas foi no Festival de Berlim onde foi aclamado como uma obra-prima e de onde trouxe o Urso de Prata para Melhor Realizador. Desde então o filme tem percorrido dezenas de festivais em todo o mundo, sendo sempre bem recebido pela crítica e pelo público.

Em segundo lugar, segundo a revista Sight & Sound, ficou a última obra do mestre Jean-Luc Godard, “Adeus à Linguagem”, que estreou nos cinemas portugueses a 23 de outubro. Em terceiro lugar ficaram empatados, “Leviathan” do russo Andrey Zvyagintsev  e o (único) filme português “Cavalo Dinheiro” de Pedro Costa. O filme de Costa estreou na 67ª edição do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde o cineasta português foi galardoado com o Prémio de Melhor Realizador e o prémio da Federação Internacional de Cineclubes. O filme tem feito digressão por diversos festivais internacionais, sendo que recentemente venceu a competição internacional da 8ª edição do Festival de Cinema de Vanguarda, em Atenas, na Grécia. Em Portugal, o filme estreia no próximo dia 4 de dezembro.

Entre os restantes filmes da lista da revista Sight & Sound encontram-se filmes como “Grand Budapest Hotel” de Wes Anderson, “Ida” de Pawel Pawlikowski, “Mr. Turner” de Mike Leigh, “Dois Dias, Uma Noite” de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne e “As Asas do Vento” de Hayao Miyazaki.

 

Sight & Sound Top 20 Filmes de 2014

1. Boyhood: Momentos de Uma Vida (Boyhood), de Richard Linklater

2. Adeus à Linguagem (Goodbye to Language 3D), de Jean-Luc Godard

3. Leviathan, de Andrey Zvyagintsev

3. Cavalo Dinheiro (Horse Money), de Pedro Costa

5. Debaixo da Pele (Under the Skin), de Jonathan Glazer

6. Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson

7. Sono de Inverno (Winter Sleep), de Nuri Bilge Ceylan

8. The Tribe, de Myroslav Slaboshpytskiy

9. Ida, de Pawel Pawlikowski

9. Jauja, de Lisandro Alonso

11. Mr. Turner, de Mike Leigh

11. National Gallery, de Frederick Wiseman

11. O Lobo de Wall Street (The Wolf Of Wall Street), de Martin Scorsese

11. Whiplash – Nos Limites (Whiplash), de Damien Chazelle

15. The Duke Of Burgundy, de Peter Strickland

16. Birdman, de Alejandro González Iñárritu

16. Dois Dias, Uma Noite (Two Days, One Night), de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne

18. Citizenfour, de Laura Poitras

18. The Look Of Silence, de Joshua Oppenheimer

18. As Asas do Vento (The Wind Rises), de Hayao Miyazaki