Baseado na obra literária “O Lugre”, de Bernardo Santareno, o novo filme de Artur Ribeiro, “Terra Nova”, rodado no mar da Noruega, estreia nos cinemas portugueses a 19 de março.

O filme foi inteiramente filmado em alto mar a bordo do lugre Santa Maria Manuela, em 2018, uma produção ambiciosa de Ana Costa com coprodução luso-alemã entre a Cinemate (Portugal) e a Lightburst Pictures (Alemanha), com apoio do ICA e da NOS.

Este filme surgiu de um desafio que Nicolau Breyner lançou em 2015 e conta com grandes nomes da ficção nacional, como Virgílio Castelo, João Reis, João Catarré, Vítor D’Andrade, Miguel Borges, João Craveiro, Pedro Lacerda, Vítor Norte, entre outros.

O filme acompanha a viagem épica do lugre bacalhoeiro Terra Nova, quando, num mau ano de pesca, o capitão decide arriscar uma travessia nunca antes tentada até à Gronelândia à procura de mais peixe. Enquanto a tripulação enfrenta as tempestades e o frio do Atlântico Norte, o medo e conflito intensifica-se, numa luta aguerrida contra o mar e entre os homens.

“‘Terra Nova’ foi filmado ao longo de seis semanas, tendo o navio e o mar como cenários principais, numa longa travessia, entre auroras boreais, fiordes e o Mar do Norte, desde a Noruega até à Holanda, e com cenas adicionais em Portugal. Uma produção ambiciosa, apenas possível graças à persistência e dedicação de toda uma equipa e elenco, capaz de experienciar o outro elemento da obra de Santareno, para além do drama humano: o mar. Marcará, certamente, o espectador.”

“No centenário do nascimento de Bernardo Santareno, a proposta deste filme é trazer para o grande ecrã o que poderá ser considerada a última epopeia trágico-marítima de Portugal: a faina maior.”

Fazem parte do elenco Virgílio Castelo , Vítor D’Andrade, João Reis, Pedro Lacerda, Miguel Borges, João Craveiro, João Catarré, Ricardo de Sá, Vítor Norte, Miguel Partidário, Rodrigo Tomás, Paulo Manso, Manuel Sá Pessoa e Miguel Melo.