©Kate Kirkwood

“Vaca” de Andrea Arnold: estreia do documentário em cinema

Estreia hoje, dia 12, em exclusivo no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, o documentário Vaca (Cow) da realizadora britânica Andrea Arnold, filme presente no Festival de Cannes, onde teve a sua estreia mundial em 2021. O filme passou também pelo IndieLisboa deste ano.

A realizadora convida os humanos a ver o mundo pelos olhos de uma vaca e propõe um retrato íntimo e transformador sobre a natureza, e a necessidade do equilíbrio natural entre todos os seres.

Este filme é um esforço para considerar as vacas. Para nos aproximar delas. Para contemplar a sua beleza e os desafios das suas vidas. Não de forma romântica, mas de forma real. É um filme sobre a realidade de uma vaca leiteira e sobre reconhecer o grande serviço que ela nos presta. Quando olho para a Luma, a nossa vaca, consigo ver todo o mundo nela.” – Andrea Arnold.

O Cinema Fernando Lopes será também o palco de duas sessões especiais com conversa em torno do filme e dos temas da sustentabilidade, da natureza, e da relação entre animais e seres humanos.

SEXTA-FEIRA, 13 DE MAIO – 21 HORAS

Sessão e conversa com Sandra Duarte Cardoso da SOS Animal e Rita Santos da ANIMAL.

// Parte das receitas da sessão revertem para as duas associações. //

A SOS Animal – Portugal é uma Organização não Governamental Ambiental de âmbito nacional e Associação sem fins lucrativos de proteção animal e ambiental que conta com voluntários e apoiantes em todo o país.

ANIMAL é uma organização não-governamental de defesa dos direitos fundamentais dos animais não-humanos. Desenvolve campanhas de educação e informação do público acerca dos animais não-humanos, das suas características, necessidades, interesses e direitos fundamentais. Além destas acções de educação, a ANIMAL desenvolve também campanhas de alerta e protesto, investigações especiais e denúncias públicas,trabalho de relações públicas e acções judiciais.

TERÇA-FEIRA, 17 DE MAIO – 21 HORAS

Sessão e conversa com Joana Guerra Tadeu da Ambientalista Imperfeita

Joana Guerra Tadeu é uma activista pela justiça social e climática. Tem uma rubrica nas manhãs da Antena 3, um podcast com conversas, debates e entrevistas sobre sustentabilidade – Ambientalista Imperfeita – e uma comunidade de mais de 20 mil seguidores no Instagram dispostas a fazer mais pelo planeta e pelas pessoas. Cria conteúdos na área da ecologia e do impacto social e dá formações com objetivos de impacto social e ambiental positivos.

Skip to content