Veneza 2014 cartaz1

Foi hoje divulgado o cartaz oficial da 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que faz tributo ao filme “Os Quatrocentos Golpes” (1959), de François Truffaut. Simone Massi, o criador do cartaz, inspirou-se no último plano do filme de Truffaut, em que o protagonista Antoine Doinel (brilhantemente interpretado pelo jovem ator Jean-Pierre Léaud) corre na praia em direcção ao nada, olhando depois para a câmara que faz um zoom no rosto do jovem. Segundo a visão de Simone Massi, este imagina o rapaz cercado por peixes voadores: um elemento de fantasia que atenua a dimensão de estranheza de seu olhar, enquanto se prepara para mergulhar no mar da vida.

Com este filme, a primeira longa-metragem do cineasta francês, venceu o prémio de Melhor Realizador e o prémio OCIC no Festival de Cannes e foi nomeado para o Óscar de Melhor Argumento. Truffaut só esteve nomeado uma vez para o Leão de Ouro, em Veneza, com o filme “Fahrenheit 451” (1966).

A 71ª edição decorre em Veneza de 27 de agosto a 6 de setembro, tendo o compositor francês Alexandre Desplat como presidente do Júri internacional.

 

Em baixo fica um vídeo com a última cena do filme, “naquele que é porventura o momento mais impressionante do cinema Nouvelle Vague”

Veneza 2014 cartaz2