A organização da 81.ª edição do Festival de Cinema de Veneza anunciou na terça-feira (23) a lista de filmes selecionados para o evento. Entre os selecionados está o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.
A longa-metragem, estrelada por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, competirá pelo principal prémio do festival, o Leão de Ouro. Além de ser selecionado para Veneza, o filme de Salles também estará na 49.ª edição do Festival de Toronto (TIFF).
Esta é a terceira vez que Salles participa do festival, que se realiza de 28 de agosto a 7 de setembro. Anteriormente, ele participou em 2001 com o longa “Abril Despedaçado” e, em 2009, foi agraciado com o Prémio Robert Bresson pelo conjunto da sua obra.
Ainda Estou Aqui
“Ainda Estou Aqui”, uma produção original do Globoplay, é baseado no livro homónimo do jornalista Marcelo Rubens Paiva.
A obra retrata a história da família de Marcelo Rubens Paiva, com especial ênfase na sua mãe, Eunice Paiva, durante o início dos anos 1970, quando o Brasil vivia sob ditadura militar. No enredo, a família Paiva, unida pelo amor à música, enfrenta um ato de violência que altera as suas vidas para sempre. Após esse evento, a família é obrigada a reinventar-se e a buscar um novo rumo para si e para os filhos.
No filme, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam Eunice em diferentes fases da vida.
Sobre a obra de Paiva, Salles declarou o seguinte à RFI:
“O livro de Marcelo me marcou profundamente, e nos convida a olhar essa história do ponto de vista de sua mãe, Eunice. No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras. Eunice, em sua contenção, traça uma forma de resistência incomum”.
Já sobre a combinação entre obra original e adaptação e seu impacto, Salles explicou à RFI:
“O livro e o filme podem ser vistos como um relato sobre a reconstrução de uma memória individual conduzida por essa mulher, que se sobrepõe à busca pela reconstrução da memória de um país, o Brasil. Essa sobreposição entre o pessoal e o coletivo é uma das razões pelas quais quis fazer este filme. A busca da família Paiva se confunde com a luta pela redemocratização do Brasil”.
Fortes concorrentes
Em Veneza, “Ainda Estou Aqui” enfrentará uma forte concorrência na disputa pelo Leão de Ouro.
Entre os principais competidores do novo trabalho de Walter Salles estão “Queer”, realizado por Luca Guadagnino, recém-saído do sucesso de “Challengers”; “Joker: Loucura a Dois”, a nova tentativa de Todd Phillips de regressar aos Óscares, com Joaquin Phoenix e Lady Gaga nos papéis principais; “Maria”, de Pablo Larraín, com Angelina Jolie no papel da icónica cantora de ópera greco-americana Maria Callas; e o aguardado “The Room Next Door”, primeiro filme em língua inglesa de Pedro Almodóvar, estrelado pela dupla de vencedoras do Óscar, Tilda Swinton e Julianne Moore, entre outros.