Veneza 2014: Certame arranca hoje com “Birdman”

Veneza 2014 cartaz1Arranca hoje a 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, um dos mais antigos e importantes festivais de cinema da Europa, que decorre até 6 de setembro. O filme de abertura do certame é “Birdman”, uma comédia de humor negro de Alejandro González Iñárritu. Protagonizado por Michael Keaton, este é um ator (famoso por interpretar um conhecido super-herói) agora em decadência, que tenta recuperar a sua carreira produzindo um grande espectáculo na Broadway. Edward Norton, Andrea Riseborough, Emma Stone, Zach Galifianakis e Naomi Watts fazem também parte do elenco.

A seleção oficial a competir pelo Leão de Ouro inclui filmes de realizadores como Abel Ferrara, Xiaoshuai Wang, Benoît Jacquot, Andrey Konchalovskiy, David Gordon Green, Alejandro González Iñárritu, Fatih Akin e Xavier Beauvois. Fora de competição, inclui filmes de realizadores como James Franco, Lars Von Trier, Ulrich Seidl e Manoel de Oliveira. O nosso mestre de 105 anos vai apresentar o seu mais recente filme em estreia mundial, fora de competição, “O Velho do Restelo”. O realizador reúne num banco de jardim do século XXI várias  personagens e escritores, como Dom Quixote, Luís Vaz de Camões, Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco.

Nesta edição, o compositor francês Alexandre Desplat será o presidente do Júri Internacional e o documentarista  norte-americano Frederick Wiseman e a montadora Thelma Schoonmaker vão receber o Leão de Ouro de carreira.