Vinte e quatro horas depois da 94.ª cerimónia dos Óscares terminar, com “CODA: No Ritmo do Coração” a vencer em três categorias, incluindo a de Melhor Filme, as atenções estiveram todas, não nos vencedores de 2022, mas sim na agressão de Will Smith a Chris Rock, depois de o humorista ter feito uma piada sobre Jada Pinkett Smith.
Will Smith, vencedor do Óscar de Melhor Ator por “King Richard: Para Além do Jogo”, publicou na sua conta de instagram um pedido de desculpas por ter dado um estalo a Chris Rock no palco da cerimónia dos Óscares. O Ator admitiu que passou dos limites e que o seu comportamento foi “inaceitável e indesculpável”.
“A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. O meu comportamento nos Óscares de ontem à noite foi inaceitável e indesculpável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para mim e reagi emocionalmente”, escreveu Smith. “Gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. (…) Passei dos limites e errei. Tenho vergonha e os meus atos não corresponderam ao homem que eu quero ser”, afirmou o ator numa declaração escrita no Instagram.
O post continua: “Eu também gostaria de pedir desculpa à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos os que assistiram em todo o mundo. Eu gostaria de pedir desculpar à Família Williams e à minha Família King Richard. Lamento profundamente que o meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós. Eu sou um trabalho em andamento.”
A briga aconteceu quando o humorista Chris Rock subiu ao palco para apresentar os nomeados à categoria de Melhor Documentário e fez uma piada sobre oo cabelo rapado de Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith. Este não gostou da piada e subiu ao palco para dar uma estalada a Chris Rock e regressou ao seu lugar, onde gritou duas vezes: “Mantém o nome da minha mulher longe da puta da tua boca”.
O momento surpreendeu os presentes no Dolby Theatre e todos os espectadores que viram em direto aquela agressão, o que gerou grande contestação nas redes sociais e vários comentários nas televisões e jornais de todo o mundo.
Minutos depois da agressão, Will Smith voltou a subir ao palco para receber o seu primeiro Óscar e no seu discurso pediu desculpas à Academia, mas não a Chris Rock: “Quero pedir desculpa à Academia. Quero pedir desculpa a todos os meus colegas nomeados. (…) “A arte imita a vida. Eu pareço o pai maluco, assim como Richard Williams. Mas o amor vai levar-te a fazer coisas malucas.”, Will Smith no seu discurso de vitória.
Academia condena agressões e abre inquérito
Entretanto, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pronunciou-se nas redes sociais sobre aquele que foi o momento mais polémico dos Óscares 2022, e que certamente não será esquecido. No Twitter, a Academia escreveu que “não tolera qualquer tipo de violência. Esta noite, temos o prazer de celebrar os nossos vencedores dos 94.º Óscares, que merecem este momento de reconhecimento dos seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo”.
Horas depois a Academia anunciou que abriu um inquérito interno ao caso de agressão e que está a ponderar medidas a aplicar. Will Smith pode vir a enfrentar algum tipo de ação disciplinar ou sanção, embora seja improvável que ele perca o seu Óscar. Pelos seus padrões oficiais de conduta, a Academia afirma que se “opõe categoricamente a qualquer forma de abuso”.
The Academy does not condone violence of any form.
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
— The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
Chris Rock recusa fazer queixa à polícia
A Variety avançou que o Departamento de Polícia de Los Angeles teve conhecimento da agressão durante a 94.ª cerimónia dos Óscares, no passado dia 27 de março, e que Chris Rock “se recusou a registrar um boletim de ocorrência”.
Numa declaração completa do Departamento de Polícia de Los Angeles diz: “As entidades de investigação da LAPD estão cientes de um incidente entre dois indivíduos durante o programa dos Óscares. O incidente envolveu um indivíduo que bateu noutro. O indivíduo envolvido recusou-se a registrar um boletim da ocorrência. Se a parte envolvida desejar um relatório policial numa data posterior, a LAPD estará disponível para concluir um relatório de investigação.”